Ana Souza
[email protected]
Já estamos próximos à 23ª edição da Romaria da Santa Cruz. A Diocese celebrará o evento religioso no dia 8 de setembro. Estarão reunidos milhares de fiéis de todas as 51 paróquias em uma grande celebração de fé e devoção. As caravanas das paróquias já estão se organizando para a data, que terá concentração com início às 8h30min, em frente à Igreja Matriz Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. Em seguida, os romeiros saem em caminhada em direção ao Seminário São João Batista, no qual ocorrerá a celebração da Santa Missa, junto ao Altar-Monumento. As atividades seguirão com Bênção da Saúde, apresentações artísticas, entre outras. O encerramento ocorre às 13h30min com Celebração de Envio.
Conforme o pároco da Igreja Santos Mártires das Missões, padre José Renato Back, o evento religioso é uma tradição e preparado com muita dedicação pela equipe da Diocese. “Estamos nos preparando e nos aproximando de nossa Romaria Diocesana da Santa Cruz. Estamos na 23ª edição e coincidiu com a ordenação dos 25 anos de nosso bispo Dom Sinésio. Neste período também foi realizado os 25 anos do Projeto Igrejas Irmãs de Sinop, do Mato Grosso, quando aqui estiveram também os romeiros vindos de lá. O evento religioso já é uma tradição e realizado sempre no segundo domingo de setembro, com a proximidade do dia 14 que é o Dia da Exaltação da Santa Cruz e dia 15, de Nossa Senhora das Dores. Os fiéis de reúnem em torno da cruz, que é o sinal da salvação e do amor de Deus manifestado por nós e, também, em nome de Nossa Mãe Maria, a Nossa Senhora das Dores, que estava junto com seu filho Jesus na Cruz”, explica o pároco, que também é Coordenador de Pastoral e Coordenador da Romaria.
Padre Zé Renato enfatiza que os preparativos estão sendo feitos dentro do Ano da Oração. “Este ano prepara o Ano Santo Jubilar, sendo 2025 o ano jubilar. O Papa instituiu o ano 2024 como sendo da Oração. Abrimos nosso coração para acolher as graças e as bênçãos de Deus. O tema da Romaria será este, a oração que Jesus ensinou para os discípulos, por isso esse pedido que eles fizeram: “Senhor ensina-nos a rezar!”. A romaria têm três motivações fortes: a primeira o ano da oração; a segunda, celebrar toda a situação das enchentes, da solidariedade, da reconstrução e da vida e o terceira de gratidão ao Dom Aloísio Dilli, sendo sua última romaria em que estará como Bispo de nossa Diocese. Queremos fazer a romaria como uma experiência forte de oração. Que o Senhor nos ensina a rezar, caminhar e celebrar. Encontrar o povo amado de Deus da Diocese de Santa Cruz, acolhendo as 51 paróquias e os 40 municípios para um dia de comunhão e unida como Igreja.”
A programação inicia em Linha Cruz a partir das 7h30min. Haverá animação dos grupos de Boqueirão de Leão, com acolhida dos romeiros. A cerimônia de abertura será às 8h30min, com a saudação e encaminhando da procissão. Em seguida a caminhada até o Seminário. “Será em torno de dois quilômetros até o local. Às 10h, junto ao Altar-Monumento, no pátio do Seminário, a Santa Missa. Após, haverá oportunidade para confissões, bênção individual da saúde, tendas para chimarrão com distribuição de erva-mate e água quente, lanches e uma grande confraternização até às 13h30min, quando acontece a Bênção de Envio, quando todos retornam ao lar com a força de Deus. Terminamos a Romaria da Santa Cruz e seguimos na nossa romaria do dia a dia. Teremos a presença do Monsenhor Itacir, quando enfatizou que quer ser um peregrino romeiro para sentir como é a Romaria da Santa Cruz.