Alyne Motta – [email protected]
Um ano de boas conquistas. Assim avalia o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente reeleito da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Vilmar Thomé. Em visita ao Riovale Jornal, relembrou os momentos mais importantes da instituição e projetou 2012.
O primeiro ponto destacado foi o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), obtido em 2010 e mantido este ano. O mesmo trata-se de uma medida usada para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. “É difícil chegar até esse patamar, mas é mais difícil manter”, afirma o reitor.
Com este índice, anualmente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a Unisc figura entre as cinco maiores universidades do Brasil de ensino privado. “Apenas 7% das universidades possui um conceito 4 ou 5”, explica Thomé.
E por falar em educação, este foi mais um ano de crescimento no vestibular da Unisc. Segundo o reitor, além da qualidade no ensino oferecido pela Unisc, outro fator que faz aumentar o número de estudantes é a quantidade de bolsas e financiamentos disponíveis para o ensino superior.
Thomé aponta que 67% dos alunos possuem algum tipo de auxílio. “Este ano atingimos a marca de 34% dos estudantes com financiamentos oferecidos e 33% com bolsas para estudo”, avalia. “Temos a certeza de que não tivéssemos aderido a programas públicos, muitos não estariam na universidade”, acrescenta o reitor.
Universidade valoriza condições de trabalho e vai comemorar os 50 anos da Apesc
Mais que oferecer um ensino superior de qualidade, a Unisc é uma instituição preocupada não só com a educação, mas com o bem estar de seus funcionários. Para tanto, possui 36 instrumentos de avaliação, utilizados em suas mais diversas formas para nortear a gestão.
E com tamanha vontade de fazer o melhor, recebeu pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio da revista Exame, onde integra a lista das 150 melhores empresas e instituições para se trabalhar. Para Thomé, o resultado é significativo, pois a Unisc é vista em todo país pelas condições de trabalho que oferece.
A qualidade de trabalho também acontece pelo espaço físico que a universidade proporciona. Tendo isso como base, em 2012 deverão ser construídos dois novos prédios, sendo um destinado aos cursos de doutorados e outro para a área de pesquisa, incluindo aqui o Tecno Unisc, que está em fase de implantação.
Focando ainda mais em 2012, a expansão física passa a ser prioridade, através de editais e recursos externos. “Os anos de 2010 e 2011 foram épocas de crescimento acadêmico, agora precisamos de mais espaço para abrigar esse contingente de alunos e cursos”, comenta o reitor.
Tirando as transformações físicas que acontecerão na Unisc, o próximo ano será marcante pelas comemorações dos 50 anos da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Criada em 17 de março de 1962, foi o primeiro passo para a criação do ensino superior no município.
“É graças ao esforço de pessoas com uma visão além que em 1964 surgiu o curso de Ciências Contábeis e hoje temos uma gama de opções para todos os que buscam ir além”, explica Thomé. Para tanto, será um ano inteiro de recordações, comemorações e atividades.
“Se 2012 for um pouco melhor ou igual a 2011, estaremos muito satisfeitos, porque teremos a certeza de que será um ano de grandes feitos”, finalizou o reitor. Conforme ele, as sementes foram plantadas da melhor forma, esperando virar o ano para colher os mais belos frutos.
Arquivo RJ
Unisc prevê 2012 com mais crescimento
Alyne Motta
O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, junto com o diretor do Riovale Jornal, André Dreher
Arquivo RJ
Pelo 3º ano consecutivo, Unisc figura entre as 150 melhores instituições para se trabalhar