Região de Santa Cruz mantém bandeira laranja

Reprodução

Em anúncio realizado por transmissão ao vivo nas redes sociais nesta segunda-feira, 13, o Governador do Estado Eduardo Leite divulgou as novas bandeiras do Distanciamento Controlado que entram em vigor nesta terça-feira, 14 e se estendem até a próxima segunda-feira, 20.

Após analisar os 63 pedidos de reconsideração de municípios e associações regionais, o governo do Estado divulgou o mapa definitivo da décima rodada do Distanciamento Controlado. São 10 regiões em bandeira vermelha (alto risco epidemiológico) e as outras 10 com laranja (risco médio). A Região de Santa Cruz do Sul (R28) após pedido de reconsideração permaneceu com bandeira laranja.

Das 15 regiões preliminarmente classificadas com a cor vermelha, 11 apresentaram recursos e, destas, cinco tiveram os pedidos acatados – Cruz Alta, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo – e permanecerão na laranja, ou seja, com menos restrições à circulação e atividades econômicas.

Santa Cruz do Sul: a região apresentou melhoria na situação das hospitalizações, passando de 11 para sete, e uma queda nos registros de novos óbitos, de três para um. O maior problema foi ter tido um aumento na proporção de casos ativos e recuperados, o que sugere cuidado e um alerta pelas autoridades locais. No geral, os indicadores permitiram que a região pudesse permanecer em bandeira laranja.

A procuradora-geral do Município, Tricia Schaidhauer falou sobre o assunto por meio da assessoria de comunicação do município. “Estamos muito felizes com a reconsideração por parte do Governo do Estado. Foram feitos dois excelentes recursos: um pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), que abrange a região e que teve apoio técnico do Cisvale e o outro individual feito pelo Município de Santa Cruz com apoio de alguns membros do Gabinete de Emergência, sobretudo, nossa presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Rosemari Hofmeister”.

Tricia destaca que essa “vitória” deve ser comemorada. No entanto, o fato da região estar conseguindo permanecer em bandeira laranja apenas com ajuda de recurso, significa que medidas de higiene devem ser aumentadas como evitar as aglomerações, fazer o uso de máscara e cumprir todos os protocolos de distanciamento social, caso contrário, “dificilmente conseguiremos fugir da bandeira vermelha”, finalizou.

As regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara tiveram os pedidos de reconsideração indeferidos por apresentarem um quadro mais grave nos indicadores de propagação de coronavírus e capacidade de atendimento em saúde. Com isso, ficarão com bandeira vermelha nesta rodada. Somam-se a elas Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa e Pelotas, que já haviam sido classificadas com alto risco na semana anterior e não poderiam ter regressão na bandeira. Confira o mapa completo AQUI.

(Com informações do Governo do Estado RS)