Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) traçou um plano de ações para os encontros mensais que vai realizar este ano. As reuniões de trabalho vão acontecer sempre cada primeira terça-feira do mês, no Espaço Assemp, em Santa Cruz do Sul, sendo que as reuniões festivas ocorrem de acordo com os convites para os eventos em cada município associado.
Segundo a presidente da Amvarp, prefeita de Vera Cruz, Rosane Tornquist Petry (PP), a ideia é realizar reuniões otimizando o tempo de cada uma para que seja tirado o máximo de proveito possível. “Queremos realmente dar prioridade aos assuntos que são de interesse da região”, destaca a presidente.
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Encontro dos prefeitos da Amvarp definiu comissões e assuntos que serão prioridade
Foram definidas ainda comissões de prefeitos, por áreas, que irão liderar os movimentos em busca do atendimento das demandas regionais. Uma das novidades é a proposta do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo José Kirst (PP), que pretende criar uma associação dos municípios produtores de tabaco a fim de aglutinar forças em busca de uma maior representatividade para a defesa da cadeia produtiva.
“Já fiz um contato com o Sinditabaco e com a Afubra, que demonstraram total apoio e me coloco à disposição para liderar tal entidade. Queremos reunir até 300 municípios produtores a fim de que possa ter mais voz na defesa da cadeia produtiva perante a presidente Dilma Rousseff”, observou. Ele citou exemplos de municípios de grande escala de produção, mas que muitas vezes ficam alheios ao que ocorre no setor. “Uma coisa é você chegar em Brasília representando 15 municípios da nossa associação. Outra é você representar 300, pois o peso é muito maior”, justificou.
Outra questão levantada na reunião pelo prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, foi a mobilização em torno do polo logístico regional, onde pretende construir um condomínio industrial, aproveitando o transporte ferroviário e hidroviário. “Essa vai ser uma alternativa no futuro para nosssa região e precisamos nos mobilizar em prol deste assunto”, destacou. Na área da Saúde, a comissão vai tentar agendar um encontro com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, para cobrar uma definição sobre os pleitos encaminhados no mês passado pela região. Além disso, na área de Segurança Pública, a Amvarp pretende agendar um encontro com o secretário de Estado, Airton Michels, para levar o pedido de aumento de efetivo da Brigada Militar para os municípios da região.