Alvo de críticas por parte de muitos pacientes que dependiam de longas filas para o agendamento de consultas, a Central de Marcação de Consultas passou por diversas reformulações para melhor atender a população. Definido pelo atual governo municipal como uma das metas prioritárias para a área da saúde, o pacote de mudanças no local iniciou logo no primeiro semestre do ano, com a centralização dos serviços. Desde o mês de maio, o agendamento de consultas com médicos especialistas, cirurgias eletivas e atendimentos nos consultórios são realizados na mesma infraestrutura, localizada na Avenida Independência, nº 100. O mesmo complexo inclui o Cartão SUS, consultórios médicos para atendimentos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale), gabinetes odontológicos, realização de exames e o programa Primeira Infância Melhor (PIM).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Behm, mesmo com uma Central de Marcação em funcionamento no Centro, nos últimos anos a demanda era distribuída para outros dois setores que funcionavam junto à sede da secretaria, dividida de acordo com a especialidade e o grau de complexidade. “Isso confundia os usuários, que precisavam se deslocar várias vezes com a requisição até conseguir a marcação necessária”, observa. Para possibilitar a centralização, a Prefeitura executou reformas de ampliação no prédio. A informatização foi instalada em todo o sistema, o que deve ser estendido às demais unidades de saúde até o final do ano, permitindo a marcação de consultas também nos postos.
Outra importante intervenção para facilitar o acesso da comunidade ao serviço foi a reformulação do sistema para agendamento de consultas. Desde o mês de julho, as marcações são realizadas em dias diferentes, de acordo com a especialidade. Conforme Behm, anteriormente isto ocorria de forma aleatória, ocasionando grande aglomeração de pessoas principalmente nos primeiros dias úteis de cada mês, quando abertas as cotas de exames e cirurgias. “No início do ano, houve situações em que foram atendidas mais de 500 pessoas em um único turno, e o tempo de esperava durava várias horas”, disse.
Pelo novo cronograma, os dois primeiros dias úteis de cada mês são reservados para agendamentos com oftalmologista; 3º e 4º dia para cardiologista, endocrinologista e neurologista; 5º dia para urologista, dermatologista e cirurgião vascular; 8º e 9º dia para traumatologista e pneumologista; 10º dia para otorrinolaringologista e gastroenterologista; e 11º dia para reumatologista. No 12º dia útil são realizadas consultas no ambulatório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e, na segunda quinzena do mês, são agendadas consultas para as demais especialidades.