Acompanhando o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest), Claudino Simon, o deputado Heitor Schuch (PSB) participou na quinta, 11, do ato de assinatura pelo governador Tarso Genro de decreto reduzindo a carga tributária do setor têxtil. A solenidade contou com a presença do secretário da Fazenda, Odir Tonollier, de parlamentares e representantes do setor.
As alíquotas de ICMS passam de 7% para 3%, igualando o Rio Grande do Sul aos demais Estados, são retroativas a 1º de outubro e irão valer até 31 de dezembro de 2013. “A diminuição do imposto vai garantir mais competitividade às indústrias gaúchas do vestuário e tecelagens, que enfrentam séria concorrência de empresas instaladas em Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro”, afirma Schuch, que vinha negociando junto ao governo a reivindicação do setor. “Precisamos defender quem produz aqui e recuperar o desempenho das nossas indústrias têxteis”, destaca.
Conforme o Sindivest, nos últimos anos houve queda acentuada da importância do Estado no cenário brasileiro da tecelagem, em que já fomos o terceiro polo de produção de tecidos e roupas no país e hoje não figuramos nem em décimo lugar.