Início Educação Rede Municipal retoma as aulas no dia 20

Rede Municipal retoma as aulas no dia 20

Com 19 EMEIs, Educação Infantil aguarda a chegada de 2.712 crianças
Divulgação

A rede municipal de ensino inicia o ano letivo no dia 20 de fevereiro, recebendo 11.660 estudantes. A secretária de educação, Jane Sabin, assegura que as aulas iniciam em escolas estão com espaços revitalizados, e que a Secretaria de Educação promove, a partir de hoje, uma ampla Jornada Pedagógica, com formações para diferentes setores da educação: “Com estrutura reforçada e profissionais qualificados, a rede municipal inicia o ano letivo pronta para garantir um ensino de qualidade e em constante evolução”.

Sob o tema “Educação em movimento: Aprender, partilhar, transformar”, as formações da Jornada terão início no dia seguirão até o dia 19, contemplando desde direções escolares até serventes e atendentes de educação infantil. As atividades acontecerão em locais como a Unisc, a Câmara de Vereadores e as próprias escolas.

Segundo Jane, os investimentos e formações fazem parte da estratégia da Secretaria de Educação para elevar os índices de aprendizagem, que atualmente registram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,1 nos Anos Iniciais e 4,8 nos Anos Finais – visto que o índice máximo é 10, e a meta estabelecida pelo Ministério da Educação é de 6.

Rede Municipal em números

A rede municipal de ensino conta com aproximadamente 900 professores e 570 atendentes para atender os 11.660 estudantes, distribuídos da seguinte forma: Ensino Fundamental: 6.834 alunos (sendo 6.564 no ensino regular e 270 na EJA); Educação Infantil: 2.712 crianças nas 19 EMEIs; Escolas conveniadas: 1.976 estudantes em 17 unidades.

Estrutura nas escolas

Para garantir um ambiente adequado aos estudantes, Jane Sabin destaca que diversas escolas receberam reformas e manutenções:

  • EMFs Margarida Aurora: substituição de piso nas salas;
  • EMEI Progresso: troca de tubulação de esgoto e limpeza de fossa séptica;
  • EMFs Guilherme Hildebrand: fixação de grades e fabricação de portões de ferro;
  • EMFs Bom Jesus: revisão e instalação de vasos sanitários e pias, além de conserto na tubulação hidráulica;
  • EMFs Harmonia: limpeza de fossa séptica e colocação de cerâmica nas salas;
  • EMFs Leonel Brizola: instalação de portão de ferro, manutenção em forro de PVC e construção de telhado no corredor;
  • Outras escolas e EMEIs: serviços como corte de grama, reparo de telhado e manutenção estrutural foram realizados em diversas unidades;