Lucca Herzog
[email protected]
Nesta quarta-feira, 7, o Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu uma comitiva do Rotary Club Santa Cruz do Sul para a entrega formal de 13 equipamentos, adquiridos por meio de um repasse no valor de R$ 184.462,93. Os recursos foram obtidos pelo Rotary em 2023, por meio do Projeto Pequenos Guerreiros I – Subsídio Global, permitindo a aquisição de três incubadoras neonatais, três bilitrons, cinco umidificadores aquecidos e dois oxímetros para o Hospital.
“Como o Rotary Santa Cruz sempre foi muito parceiro no atendimento a nossas demandas, levamos para eles nossa necessidade, e construímos esse projeto com base nas prioridades da UTI neonatal”, revela Luiza Machado Lima, assessora de projetos do Hospital. “Como são equipamentos de custo elevado, exige uma série de formulários, de pesquisa, de demonstração do que esses equipamentos podem trazer de modificação na comunidade e na vida das pessoas, e isso inspira uma rede de solidariedade”.
Segundo o Diretor do Hospital, Vilmar Thomé, é um projeto de grande envergadura, que tem um impacto único: “É preciso tecnologia, pois o apoio tecnológico salva vidas, e evita sequelas. A área mais defasada no sistema público de saúde brasileiro, em termos de custo, é a área da pediatria e da maternidade. Muitos hospitais fecharam suas alas de pediatria nos últimos anos. Sempre que uma casa de saúde estiver em dúvida, essa é a área para investir. Este momento é simbólico, por um lado; mas o efeito que vai gerar é imensurável. Esse é o aspecto que merece o reconhecimento”.