Dois campeões estaduais de 2022 vão disputar o primeiro título de 2023 na noite desta terça-feira, 17. Grêmio, vencedor do Gauchão, e São Luiz, de Ijuí, que faturou a Copa FGF Tarciso Flecha Negra, se enfrentam a partir das 19h30 na Arena, em Porto Alegre, em jogo único pela Recopa Gaúcha. O ganhador com bola rolando fatura a taça. Em caso de empate, a definição vai para os tiros livres da marca do pênalti. Esta é a abertura oficial da temporada do futebol no Rio Grande do Sul.
O Grêmio abre um novo ciclo depois de passar pela Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado. A direção confirmou a permanência do técnico Renato Portaluppi e contratou dez jogadores para a esta temporada, como o principal deles, o astro uruguaio Luisito Suárez. Contudo, uma pendência de documentos impediu a inclusão do argentino Franco Cristaldo no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol na segunda-feira, 16, e o meia está fora da partida.
O São Luiz sagrou-se campeão da Copa FGF ao vencer o Passo Fundo duas vezes nas finais em novembro passado. A direção do Rubro logo tratou de garantir a sequência do técnico Wiliam Campos, que faturou o seu segundo título da Copinha – o primeiro foi com o Santa Cruz, em cima do São José, em 2019. O time alvirrubro está em Porto Alegre desde domingo, concentrado para esta noite.
GRÊMIO X SÃO LUIZ – RECOPA GAÚCHA 2023 – JOGO ÚNICO
Quando: terça-feira, 17 de janeiro, 19h30.
Onde: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Transmissão: Sportv e Premiere.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, com Maurício Coelho Silva Penna e Tiago Augusto Kappes Diel; Roger Goulart.
Grêmio: Brenno; Fábio, Bruno Alves, Walter Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Bitello; Campaz, Luis Suárez e Ferreirinha. Técnico: Renato Portaluppi.
São Luiz: Gabriel Félix; Mizael, Rafael Goiano, Diego Rocha e Márcio Goiano; David, Paulinho Santos e Laion; Ygor Vinícius, Ederson e Jarro. Técnico: Wiliam Campos.
5 CURIOSIDADES DA RECOPA
Campeões: Pelotas (2014 e 2020), Lajeadense (2015), Internacional (2016 e 2017), São José (2018) e Grêmio (2019, 2021 e 2022).
Clubes participantes nas nove edições: dez – Avenida, Glória, Grêmio, Internacional, Lajeadense, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz, São José e Ypiranga.
Pênaltis: com eles houve a definição do campeão em quatro das nove edições.
Artilheiros: Cláudio Wink, Felipe Garcia, Everton Alemão, Luan e Everton.
Maior goleada: Grêmio 6 a 0 Avenida, em 2019.