Eram exatamente 8h04 da manhã dessa segunda-feira, 21, quando o primeiro avião comercial tocou o solo de Porto Alegre desde as enchentes de maio. Logo em seguida, por volta das 8h20, pousou a segunda aeronave, trazendo mais passageiros ao Rio Grande do Sul. Ontem foi um dia emblemático para o Estado, com o retorno das operações de voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha.
O governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu os primeiros passageiros na pista de pousos e decolagens e comentou o significado dessa retomada. “O momento doloroso que passamos foi sucedido, imediatamente, pela imensa força de superação do povo gaúcho, que recebeu apoio do Brasil inteiro. Agora, a retomada das operações do aeroporto é mais um símbolo dessa recuperação. Com essa reabertura, convidamos a todos os brasileiros para visitarem o nosso amado Rio Grande”, declarou.
Leite também demonstrou otimismo em relação aos efeitos da reabertura na economia do Estado. “A expectativa é a melhor possível. A partir da retomada do aeroporto, teremos impactos bastante positivos para o turismo e os negócios e a volta de grandes eventos no Estado. É por isso que estamos fazendo o maior investimento da história do Estado em promoção turística e estamos muito animados”, acrescentou.
Vindos de São Paulo, os dois primeiros vôos transcorreram de forma especial. O avião da Azul, primeiro a chegar – depois foi a vez de um da Gol –, estava caracterizado com elementos da cultura gaúcha e seus comissários trajavam lenços nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Na aterrissagem, pilotos de ambas as aeronaves tremularam flâmulas gaúchas pela janela da cabine. A bordo desses aviões não faltaram emoção, alegria e entusiasmo.
Além de receberem os cumprimentos das autoridades na pista, os passageiros também foram recepcionados de forma calorosa e festiva no saguão do aeroporto. O clima era de celebração, com apresentações da Trupe de Natal – uma das atrações do Natal Luz de Gramado –, de uma banda de música típica alemã, da “estátua viva” do Laçador, de mascotes de parques da Serra e de outras atrações preparadas pelo governo do Estado.
Inicialmente, o aeroporto contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, com expectativa de que cerca de 9 mil passageiros circulem por dia. “Hoje é um dia especial para nós, gaúchos. Depois de tudo o que passamos, nosso aeroporto está finalmente aberto, pronto para receber a todos com braços abertos. Esse é um marco que simboliza não apenas a recuperação, mas também um novo ciclo de oportunidades para o turismo e para o desenvolvimento da nossa terra. Esperamos um grande fluxo de turistas para eventos importantes”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.
A reabertura da principal porta de entrada de turistas no Rio Grande do Sul se alinha com o lançamento da Campanha Nacional do Turismo pelo governo, que investirá R$ 30 milhões na divulgação do turismo para atrair visitantes de todas as regiões do Brasil. As ações envolvem uma ampla estratégia de divulgação que inclui presença na TV, no rádio, em aeroportos, além de ativações em mídia digital e ações com influenciadores. Também estiveram presentes na reativação do Salgado Filho o ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o CEO da Azul, John Rodgerson; e o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman.