Ana Souza
[email protected]
Quando se realiza um trabalho a que se propõe, com dedicação, o resultado se torna uma paixão por aquilo que fazemos. O exercício da profissão passa a fazer parte de nossa vida, assim podemos definir a trajetória do policial militar major Fábio Vilnei da Silva Azevedo, Chefe do Estado-Maior do CRPO/VRP. Foram 35 anos de serviços prestados à corporação e, devido a tamanho empenho recebeu uma homenagem no dia 16 de maio, pela Brigada Militar, na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), em Santa Cruz do Sul. O oficial superior, major Fábio, passou para a reserva remunerada.
Estiveram presentes na homenagem, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco; o comandante do 23° BPM, tenente coronel Rodrigo Schoenfeldt, demais Oficiais e Praças que eram de seu convívio diário e participaram de alguns momentos de sua carreira.
Coronel Moresco destacou a dedicação e o empenho do major Azevedo durante sua trajetória no Comando Regional, reforçando o excelente trabalho executado na região. Desejou votos de felicidades nessa nova fase que se apresenta, parabenizando-o pelo trabalho executado no Vale do Rio Pardo e agradeceu a dedicação ao serviço policial militar, qualidades morais e profissionais, elevado espírito de camaradagem e a impecável conduta civil e militar que sempre demonstrou.
A trajetória
O policial militar é um profissional responsável pela segurança, proteção e garantia da ordem pública. É um cargo instituído pelo Governo Estadual, assim, apenas pessoas concursadas podem prestar esse serviço. Major Azevedo é natural de Cachoeira do Sul, ingressou nas fileiras da Brigada Militar como soldado em 1988. Fez concurso para sargento em 1990 e em 1991 ingressou na escola de formação em Santa Maria. Como Oficial Superior, possui passagens nos comandos do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM), 23° Batalhão de Polícia Militar (23° BPM) e na Chefia do Estado-Maior do CRPO/VRP.
Major Azevedo destaca como momentos marcantes o ingresso no Curso de Formação de Soldados, depois no de Sargentos e após no de Oficiais, além do exercício de Comando de Pelotão, Companhia e de Batalhão e seus desafios. “Ter estado à frente do comando do 23º BPM foi uma honra e um orgulho pessoal e uma grande gratidão de ter trabalhado com excelentes profissionais que muito me ajudaram! Nas comunidades por onde passei e prestei meus serviços como Policial Militar sempre me acolheram muito bem e a minha família, pelo que só tenho a agradecer! Eventos foram tantos que seria impossível enumerá-los, entre eles a Expovale, Fejão, Expoagro Afubra, Fenachim e tantos outros!”, destaca.
Agora como soldado militar da reserva remunerada, o Major frisa que é uma honra e uma conquista, trabalho dos mais importantes em uma sociedade. “As forças de segurança garantem a vida em sociedade! Gratidão a todos que ombrearam com este veterano ao longo da minha trajetória!”
Ao final da entrevista ele deixa uma mensagem: “Que a comunidade gaúcha que continue confiando e acreditando no trabalho da Brigada Militar a qual presta um serviço de excelência! Aos amigos e colegas que permanecem no serviço ativo rogo proteção divina a cada um e cada uma, excelentes profissionais e amigos. Que continuem firmes na missão de servir e proteger a vida, o patrimônio e os cidadãos. Que Deus os abençoe, ilumine e proteja sempre!”