Início Geral Receita Federal: CPF pode ser regularizado pela internet

Receita Federal: CPF pode ser regularizado pela internet

Para receber o auxílio emergencial documentação deve estar em dia

A Receita Federal orienta que se verifique o CPF no site do órgão para ver a situação do documento caso houver problemas no cadastro para o auxílio emergencial – Rolf Steinhaus

Ricardo Gais
[email protected]

A regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser realizada pela internet, através do site da Receita Federal (receita.economia.gov.br) a qualquer hora do dia. Essa medida foi tomada no dia 8, pois muitas pessoas estão com dificuldades em inserir o número do CPF no aplicativo Caixa-Auxílio Emergencial, no qual é realizado o cadastramento para receber o valor de R$ 600 a quem tem direito.

Pelo fato do aplicativo e do site – onde é possível fazer o cadastramento para receber o auxílio – estarem com um grande número de acessos, pode vir a dificultar os beneficiários que estão com a documentação pendente. A Receita orienta que se verifique o CPF no site do órgão federal para ver a situação do documento. Caso esteja negativado, o problema pode ser resolvido na página de serviços, através do preenchimento de um formulário eletrônico clicando em “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”.

O Auditor Fiscal e atual Delegado da Receita Federal em Santa Cruz, Leomar Padilha, orienta aos que precisam regularizar o CPF, que o faça pela internet, e que apenas para os casos em que não for possível regularizar pelo site ou quem não tem acesso à internet, ligue para a Receita, no qual será agendado um horário para a pessoa trazer todos os documentos necessários, afim de evitar aglomerações. Outro meio de enviar os documentos é via e-mail da 10ª Região Fiscal do Rio Grande do Sul: [email protected]. “A grande maioria consegue regularizar o CPF pelo site”, comenta Padilha. Ainda segundo ele, a Caixa Econômica Federal demora até 72 horas para regularizar o CPF no aplicativo do auxílio emergencial.

Durante o feriado da Semana Santa, em todo o país mais de 1,2 mil servidores da Receita Federal trabalharam de forma voluntária para regularizar o CPF de beneficiários do auxílio emergencial. Foram mais de 90 mil pedidos de regularização. No Rio Grande do Sul, foram 41 servidores que trabalharam e receberam mais de 3,5 mil solicitações.

Outra ação anunciada na última sexta-feira, 10, foi a finalização do processo de regularização de CPFs irregulares por pendências com a Justiça Eleitoral. No total mais de 11 milhões de cidadãos não terão impedimento de cadastramento para efeito do recebimento do auxílio emergencial por este tipo de pendência.

Se o CPF estiver em situação regular, mas o usuário ainda não conseguir realizar o cadastro no aplicativo, o problema não estará relacionado ao órgão federal.