Início Geral Recanto Arendt: um refúgio em meio à natureza

Recanto Arendt: um refúgio em meio à natureza

Entre as belezas naturais está a cascata

Nos conectar com algo profundo, esse é o poder advindo do contato com a natureza. Quem tem a oportunidade de estar em um local que prima pela proteção ao meio ambiente, irá sentir os benefícios, entre eles o significativo aumento na sensação de bem-estar, melhora do humor e alívio dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Tudo isso você encontra no Recanto Arendt, um refúgio em meio à natureza, onde as árvores e o céu se encontram em paz e traduzem um verdadeiro ar de tranquilidade. E para registrar os momentos incríveis, a modernidade também faz parte e possibilita o acesso à internet.

Seli Flesch: “O recanto é um espaço que me deu vida”


O local está aberto continuamente para visitação ao público. Não há porteira, apenas uma placa de indicação. O recanto abriga um espaço reservado para a família Arendt. Para chegar até lá, para quem vem pela RSC-153, de Vera Cruz, próximo ao trevo de Herveiras, deverá entrar à esquerda no acesso em direção à Fontoura Gonçalves. Após nove quilômetros de estrada de chão, chegará a um cemitério, acesse à direita e avistará o Recanto Arendt. Também pode-se chegar através de Vale do Sol, passando por Alto Castelhano e outras localidades.

Seli preservou a moradia onde residiu quando criança


Dia 3 de fevereiro de 2022, sentada na área da residência onde nasceu, em Linha Fontoura Gonçalves, em Vale do Sol, a professora Seli Flesch, 62 anos, começou a gravar suas palavras para enviar ao Riovale Jornal e explicar o que é estar em um verdadeiro paraíso em meio à natureza. O Recanto Arendt é um sonho antigo e uma forma de prestar homenagem ao pai, Armando Augusto Arendt, falecido há 25 anos e que dedicou a vida para preservar o local, formado por uma beleza incrível e recursos naturais. Assim é o recanto. Enquanto vemos nos noticiários a destruição do meio ambiente, lá encontra-se é um exemplo de amor aos recursos naturais que simbolizam a vida.

No local há uma grutinha com a imagem de Nossa Senhora Aparecida


Seli, vale-solense, conta com orgulho parte de sua vida. “Meu pai adquiriu as terras com cerca de dois hectares, quando ainda solteiro. Se ele ainda estivesse vivo teria 103 anos. Venho de uma família de pequenos agricultores e tenho ainda vivos quatro irmãos e uma irmã. Sou o nenê da casa (brincou). Aqui, vivi até os nove anos. Confesso que não gostava da vida do campo, trabalhar no fumo ou na lavoura. Chorava para não ir, até que meu pai disse: ‘Vais ter que estudar’. Fui para Vale do Sol morar com a família Dummer, aprendi muito com eles. Meu pai era muito decidido. Seu nome com três ‘as’ significava para mim amor, alegria e amizade. Uma pessoa muito evoluída para os tempos em que vivia, pois lia e escrevia em português e alemão. E minha mãe sempre foi envolvida com a família, dedicada ao lar. Fiz meus estudos no fundamental em Vale do Sol e o ensino médio em Santa Cruz do Sul. Segui carreira no Magistério, me formei na faculdade e meu maior orgulho foi a especialização na educação para Deficiência Visual”, contou.

Espaço conta com trilha ecológica para o passeio dos turistas


A vida de Seli, mãe de dois filhos, seguia em Santa Cruz do Sul, mas as raízes da família a chamavam. “Minha mãe teve uma queda e precisou de minha ajuda e então passei a ficar mais tempo no recanto do que na cidade. Remodelei toda a minha vida para me dedicar a ela, assim começou toda a história do Recanto Arendt. O espaço físico sempre esteve presente, um verdadeiro refúgio em meio à natureza. O recanto é formado por cascata, trilhas, lindas flores e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A propriedade é dividida pelo Arroio Mangueira, sob o qual foi edificada a ponte que leva o nome de Alegria. A partir de 2021 comecei a fazer as divisas e organização dos espaços e abri para visitação e com parceria da Prefeitura de Vale do Sol fiz uma ponte para as trilhas. O recanto é vida, saúde e lazer, tudo que possamos imaginar que traz harmonia. Nas árvores há ar limpo. Existe uma mata linda e a cascata. Também estou reformando a casa onde residi quando criança, mantendo a forma original. Há um quiosque que queremos fazer um espaço gourmet para os visitantes. Investir neste espaço é fazer Fontoura Gonçalves viver. Há muito ainda para fazer mas, pode ter certeza, que aqui é um verdadeiro encanto com o cantar dos pássaros e o som da natureza. O recanto é encanto!”

No recanto o contato direto com a natureza

Contato com a natureza e seus benefícios

  • Melhora o desempenho e concentração;
  • Ajuda no relaxamento de todos os músculos;
  • Incentiva e melhora a busca pelo autoconhecimento;
  • Libera energias positivas e únicas que reciclam todas as outras;
  • Proporciona calma;
  • Estimula a curiosidade;
  • Entrega o sentimento de pertencimento;
  • Alivia sintomas do estresse e depressão;
  • Ajuda no desenvolvimento da imaginação;
  • Elimina o cansaço mental;
  • Ajuda no processo de cura;
  • Proporciona conexão com nossos mentores espirituais;
  • Produção e absorção da vitamina D;
  • Respiração pura.