Ana Souza – [email protected]
Dia 2 de fevereiro é um dia muito especial para os adeptos das religiões de matriz africana. É o dia de Yemanjá, a Rainha dos Mares e mãe dos peixes. Yemanjá encerra em si a verdadeira maternidade, por isso é chamada carinhosamente de mãe. Yemanjá traz consigo a cor azul em suas infinitas variações, verde água e cristal, dona das águas salgadas, padroeira dos pescadores, seu nome significa A mãe cujos filhos são peixes.
Seus números são o 8, 16, 32, adora receber oferendas como espelhos, pentes, perfumes de alfazema, champagne, rosas brancas, merengues, cocadas, canjica branca e melancia. Seu metal sagrado é a prata, seu símbolo é o espelho. Yemanjá é o Orixá feminino que rege a maternidade, que por sinal estará em alta durante o ano de 2012. Sua saudação é Odô Yá, que significa Mãe do grande rio (mar). No sincretismo é conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes.
Segundo Pai Antônio, Babalorixá do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, nos dias 1º e 3 de fevereiro o Templo leva uma caravana de ônibus e carros a Tramandaí para realizar no sábado, dia 4, às 15h à beira-mar, a tradicional Festa de Yemanjá, que conta com milhares de pessoas. Pai Antônio convida a todos para assistirem ao grande ritual de fé em homenagem à Mãe dos Orixás e deseja que neste dia, Yemanjá abençoe a todos aqueles que acreditam em Deus. “Que as águas de Odoyá possam lavar os pensamentos da humanidade para que tenhamos um mundo melhor’’, deseja Pai Antônio, que também pede a conscientização das pessoas quanto à poluição das águas, pois Yemanjá também rege em 2012 e pede atenção e cuidados com suas águas e os seres que nela habitam. “Bom Axé”, finaliza.
Fotos: Arquivo/RJ
Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum realizará
sessão mediúnica na Praia de Tramandaí, sábado, dia 4
Festa de Yemanjá ocorre à beira mar e conta com milhares de pessoas