Início Colunas Quem você gostaria de mandar para Marte?

Quem você gostaria de mandar para Marte?

Estão abertas as inscrições para quem quer viver em Marte… para sempre! Não, eu não estou brincando! A Mars One, empresa holandesa, abriu um processo seletivo para escolher um grupo de “colonizadores” que será enviado para morar no planeta vermelho a partir de 2023. Qualquer pessoa – independente da nacionalidade – que queira sair da Terra e viver em Marte pelo resto da vida poderá se inscrever pagando uma taxa de R$ 34,00, que financiará o custo do projeto orçado em R$ 14 bilhões.
Peraí! Você entendeu? A passagem é apenas de ida. É uma viagem sem volta! E as únicas exigências são: ter mais de 18 anos e estar disposto a deixar a Terra (leia-se: a família, os amigos…) para sempre! O inacreditável é que mais de 100 mil pessoas de 120 países (cerca de 3 mil brasileiros) já se inscreveram. Gente com espírito aventureiro, disposta a fazer parte da primeira colônia humana no planeta vermelho.
O cientista Bas Lansdorp, laíder do projeto, que espera mais de 500 mil voluntários até o prazo de encerramento das inscrições, afirmou: “Este irá se transformar no emprego mais desejado da história”.
Aos interessados em se tornar os “Adãos e Evas marcianos”, a primeira nave partirá em setembro de 2022 (a viagem durará sete meses, com chegada em abril de 2023) e os futuros colonizadores participarão de um reality show que será transmitido em rede mundial.
Vale lembrar que, segundo os cientistas, pousar na superfície de Marte, apesar das radiações cósmicas durante a viagem, não é o maior entrave. Sobreviver por lá que é o problema! Além do “detalhe” de quem for não poder voltar, os “heróis do Big Brother global” terão que viver em pequenas habitações, encontrar água, produzir oxigênio e cultivar alimentos em um deserto colossal, onde a temperatura pode chegar a -135 graus centígrados e as tempestades de poeira não são nada raras. Condições nada entusiasmantes!
Agora, se nós pudéssemos colocar alguém nessa nave, quem você mandaria para Marte (com passagem só de ida)? Eu fiz uma lista rapidinho: a vizinha que seguidamente faz festa à noite no apartamento ao lado e tira meu sono, os chineses cruéis que vendem peixinhos e tartaruguinhas vivas em pequenas embalagens plásticas como amuletos na China, os políticos corruptos, a galera do Mensalão, os pedófilos, os covardes que maltratam animais e todos os que não têm mais o “fio do bigode como garantia do envio da boiada”. E você, pensou em alguém?