A dupla Grenal voltou aos treinos no dia de ontem. São os dois primeiros clubes da elite que voltaram aos treinos sem ter algo definido pelas autoridades de saúde e a discussão neste sentido tem sido grande em todo o país. O Botafogo, por exemplo, já anunciou que não entra em campo em caso de volta do campeonato Carioca. O São Paulo e Palmeiras também são contra. E a pergunta que não quer calar no país inteiro é a seguinte: De quem é a responsabilidade pela saúde dos jogadores? A CBF e as Federações já pularam fora e disseram que isso é com os clubes e muitos advogados também defendem esta posição. Ou seja, a CBF quer a volta do futebol, mas não se responsabiliza por nada. Outra questão é a despesa com os protocolos a serem seguidos pela CBF. Muita coisa ainda precisa ser resolvida antes de voltar definitivamente com o futebol como era antes. É necessária uma ampla discussão sobre o assunto para não ocorrer o que ocorreu com o próprio Esportivo, que tentou voltar solitariamente e teve que parar de novo.
Foi mal o presidente do Inter
Questionado sobre o assunto de voltar aos treinos sem ainda ter uma normativa definitiva pelas autoridades de saúde, o presidente do Inter soltou uma frase absurda na imprensa nacional. Afirmou que, se tiver algum jogador que não queira treinar devido à pandemia, que peça demissão. Logo depois, ao estilo Bolsonaro, ou seja, fala uma coisa um dia e no outro pede desculpas, Marcelo Medeiros, em seu Twitter afirmou que foi mal interpretado. Pediu desculpas pela frase errônea que fez. Medeiros é presidente de um clube que se diz do povo, portanto, teria que raciocinar antes de emitir qualquer frase neste sentido. Contudo, olhando por outro lado, ainda bem que reconheceu o erro.
Boa atitude
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), tomou uma posição elogiável na semana passada. Vai colocar à disposição dos profissionais máscaras de proteção, álcool gel e ainda vai realizar a medição da temperatura corporal em caso de volta dos jogos do campeonato gaúcho. Em outra ação, a direção da entidade vai doar cestas básicas para ajudar os seus associados que cobram o esporte gaúcho. A medida se deve a relatos de que alguns colegas estariam passando por dificuldades financeiras. Quem estiver precisando pode entrar em contato com Otávio (51) 9 9583 0055 ou Jean Michel (51) 9 9236 7325. A ACEG afirma estar atenta às orientações dos órgãos de saúde e seguirá as recomendações vigentes.
Reunião no Periquito
A direção do Avenida terá uma reunião importante com o técnico Gelson Conte esta semana. A notícia de que o clube teria demitido o seu treinador deixou o ambiente conturbado dentro do clube. Por isso, uma reunião esta semana servirá para um acerto entre as partes. E agora sim, não se descarta uma rescisão de contrato em comum acordo.
Governador tem reunião importante
O Governador do Estado, Eduardo Leite, vai se reunir nesta terça-feira com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hoscmann. Na semana passada, o governador adiantou em entrevista ao Jornal do Almoço, que situações envolvendo aglomerações não terão retorno imediato. “Eventos esportivos e culturais não serão liberados em seguida. Deverão ficar por último”. Portanto, a reunião poderá definir o retorno ou não do futebol como um todo.
Reunião dos clubes também será hoje
Os clubes que fazem parte do campeonato Gaúcho da Série A tem importante reunião na tarde de hoje, com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol. A reunião dos 12 clubes com a Federação era para ter ocorrido no dia 1º de maio e vai ser realizada por videoconferência.
Walter vai voltar
O atacante Walter, que surgiu no Inter, vai voltar a jogar no Atlético Paranaense, clube que defendeu em 2015. Ele ainda está suspenso por doping e deverá assinar contrato somente depois do término da suspensão. Walter sempre teve problemas com o peso por onde jogou. Agora, ele terá que passar por uma recuperação e um trabalho de perda de peso. Este jogador sempre fez gols e já passou por grandes clubes do nosso futebol. A suspensão dele termina em julho deste ano.