Jéssica Ferreira
[email protected]
Os contribuintes têm prazo até quinta-feira, 30, às 23h59, horário de Brasília, para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Até a manhã de ontem, segundo dados da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, foram entregues 16.917 declarações, de um total esperado de 24.639. E no Vale do Rio Pardo foram entregues 33.249 declarações, de um total esperado de 48.095. Em termos de porcentagem foram 68,7% de declarações feitas em Santa Cruz do Sul, e 69,1% no Vale do Rio Pardo.
Sobre declarações detectadas com caso de malha fina, só haverá um quadro definido após o processamento de todas as declarações. Por enquanto, os dados correspondem a 10.058 declarações de Santa Cruz do Sul que já foram processadas, destas 855 foram retidas em algum tipo de malha fiscal. Segundo o delegado da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, Altemir Linhares de Melo, o número é preocupante, pois representa 8,5% das declarações retidas na malha fina. “Espera-se que até o final do processo este número fique próximo do comportamento histórico da região, que é de 3,2% das declarações ficando retidas em malha”, diz.
Em 2014 foram recebidas 23.691 em SCS e 46.252 no Vale do Rio Pardo, sendo que, para este ano o esperado é um aumento de 4% no número de declarações em relação ao ano passado devido ao crescimento da economia regional e o consequente aumento da massa salarial nesta região.
A situação tem sido preocupante em relação às declarações que ainda faltam ser concluídas, isto é, são mais de 30% para serem efetuadas e enviadas em apenas três dias, o que, certamente, trará um grande volume de dados circulando na internet podendo causar transtornos para o contribuinte. “Apesar de ser um comportamento já esperado, este atraso sempre acaba resultando em declarações preenchidas na última hora, com incorreções e erros. Quem estiver obrigado a declarar e não fizer até o prazo estará sujeito a uma multa de 1% do imposto calculado para cada mês de atraso, limitado a 20%, ou seja, a última nunca será inferior a R$ 165,74”, finaliza o delegado.
Para facilitar o processo, a Receita Federal trabalhou também em melhorias de ferramentas para a realização das declarações, isto é, o programa pode ser baixado em qualquer tipo de equipamento eletrônico com conexão à internet, incluindo smartphones e tablets, através do m-IRPF disponível no Google Play, para usuários do sistema Android e na AppStore, para iOS.
Como fazer a declaração do IRPF
As declarações podem ser realizadas de três maneiras:
a) Através de um aplicativo (Programa Gerador de Declarações – PGD) no computador ou notebook. O contribuinte preenche com as suas informações e transmite um arquivo para os computadores da Receita Federal, via internet;
b) diretamente na página da Receita Federal, no espaço chamado e-CAC, o contribuinte pode preencher os campos solicitados e gravar a declaração direto nos computadores da RFB;
c) Através de um aplicativo (App) nos smartphones e tablet. Da mesma forma que o PGD, o contribuinte deve preencher a declaração e transmite o arquivo para a RFB.
Nas hipóteses b e c, acima, é exigido que o contribuinte ou seu contador possuam Certificado Digital.