Dizem que o melhor amigo do homem é o cão… sabe por que? Porque ele não conhece o dinheiro. É uma anedota antiga que ouvimos há bastante tempo, mas que tem uma significação importante, ainda mais nos dias atuais.
Passamos muito tempo, senão a maior parte das nossas vidas trabalhando para ganhar dinheiro e garantirmos nossa independência econômica, e a realização de nossos sonhos, principalmente aqueles materiais. Lutamos para comprar nosso primeiro carro, nossa casa e nossos confortos pessoais. É uma vida toda atrás do famoso dinheiro; parece que ele é a coisa mais importante do mundo. Dizem que tudo na vida tem um valor, até os homens! Ledo engano…
Quando surge algo novo como esta pandemia, não estamos preparados cultural nem emocionalmente para o enfrentamento. No início parece que não é verdade pois, até alguns mandatários dizem que é uma brincadeira, que é uma bobagem, que não há motivo para histeria. Comentários levianos de quem não tem o menor conhecimento científico sobre “o vírus”. Este tipo de atitude só faz com que as coisas piorem, levam as pessoas à descrença, a insensatez e ao erro.
Neste momento, mais do que nunca, a educação torna-se a ferramenta imprescindível para combatermos esse agente tão poderoso e letal. É através das pesquisas que conseguiremos antídotos para esse mal, através dos hospitais (principalmente os públicos) e seus profissionais que estaremos entregues para nossa melhor sorte. E o dinheiro nessa hora; e as grandes fortunas e os bens materiais, poderão nos salvar? NÃO! Nesta hora ele não valerá pois, se não tivermos os equipamentos disponíveis no momento, ficaremos na fila de espera juntamente com outras pessoas, onde o dinheiro será o que menos importa. O conhecimento, juntamente com nossa saúde, não tem e jamais terão preço; o vírus será controlado com ciência; não adianta tentar matá-lo com uma arma de fogo, ele é muito mais poderoso. Além de orar, façamos a nossa parte: não saia de casa!