Início Geral Qualidade de vida | Primeira Infância Melhor (PIM) passa a atender o...

Qualidade de vida | Primeira Infância Melhor (PIM) passa a atender o Bairro Rauber

Ao todo, são 160 famílias atualmente assistidas pelo programa social em Santa Cruz do Sul

Além do conhecimento de suas áreas de formação, os visitadores
são orientados por uma equipe técnica
Jaime Fredrich

Passar orientações a gestantes e familiares visando ao desenvolvimento sociocognitivo integral de bebês e crianças é o propósito do Primeira Infância Melhor (PIM), programa social do Governo do Estado executado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, que agora expande sua área de abrangência e passa a atender também o Bairro Rauber. Ao todo, são 160 famílias atualmente assistidas pelo PIM em Santa Cruz do Sul – uma política pública de sucesso operacionalizada na cidade há 16 anos.
Conforme a responsável pelo PIM em âmbito municipal, enfermeira Ediane Torres, já são contemplados há mais tempo os bairros Faxinal Menino Deus, Pedreira, Progresso, Bom Jesus, Santa Vitória e os loteamentos Mãe de Deus, Beckenkamp, Santa Maria e Residencial Viver Bem. “Decidimos pela inclusão do bairro Rauber por sua localização estratégica, pois fica na continuidade de outros bairros já atendidos, e porque ali, conforme estudos, existe uma boa parcela da população em situação de vulnerabilidade que precisa desse suporte especial”, detalha Ediane.
Para a operacionalização do PIM, Santa Cruz do Sul dispõe de 10 visitadores que têm a função de frequentar semanalmente as residências de mulheres em período gestacional ou crianças de até 6 anos para o acompanhamento de questões de saúde, educação e assistência social, visando ao fortalecimento das competências familiares para educar, proteger e cuidar dos menores. São acadêmicos de diversas áreas contratados pelo Programa para levar orientações, brincadeiras e responder dúvidas dos familiares que acompanham as crianças. Além do conhecimento de suas áreas de formação, os visitadores são orientados por uma equipe técnica composta por enfermeira, pedagoga, assistente social e monitora social.

Como participar

Gestantes e crianças de até 6 anos das áreas atendidas, desde que não estejam na escola em período integral, podem participar do PIM. Basta comunicar as Estratégias de Saúde da Família da área de abrangência ou fazer contato pelo telefone (51) 3711-6976 ou WhatsApp (51) 920013374 para solicitar o acompanhamento profissional.