Início Geral Qualidade de vida | No dia internacional do yoga, celebramos uma prática...

Qualidade de vida | No dia internacional do yoga, celebramos uma prática ancestral

Hoje, dia 21, comemora-se o hábito que tem o poder de trazer paz e plenitude para nossas vidas

Débora: “Yoga é para todos que reconhecem a importância
do autoconhecimento”

O Dia Internacional do Yoga foi proposto pela primeira vez pelo Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2014. A proposta foi apoiada por 175 países membros da ONU, e em 11 de dezembro de 2014, a Assembleia Geral da ONU proclamou oficialmente o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga.

No Ocidente, o Dia Internacional do Yoga tem sido um catalisador para aumentar a conscientização sobre os benefícios do yoga e promover sua prática em todo o mundo. O yoga se tornou uma disciplina amplamente praticada nas últimas décadas, com muitas pessoas encontrando nele uma forma de melhorar a saúde física, gerenciar o estresse, aumentar a flexibilidade e promover o bem-estar geral.

Além disso, o Dia Internacional do Yoga também é uma oportunidade para reunir pessoas de diferentes origens culturais e religiosas, enfatizando a união, a paz e a harmonia entre as nações. O yoga transcende as barreiras culturais e religiosas, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades e origens.

Assim, o Dia Internacional do Yoga desempenha um papel importante na promoção e difusão do yoga como um patrimônio cultural e uma ferramenta valiosa para o cuidado do corpo e da mente.

Como professora de yoga apaixonada, praticante há seis anos e lecionando há cinco, sou testemunha dos incríveis benefícios que essa filosofia de vida pode trazer. O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para superar os desafios diários da vida. O yoga nos convida a nos conhecermos mais profundamente. Somente por meio dessa jornada interna, somos capazes de entender e superar problemas físicos, fisiológicos, psicológicos, como ansiedade e estresse, e emocionais.

Recentemente, tive o privilégio de visitar a Índia e realizar um sonho de conhecer o berço dessa prática ancestral, onde mergulhei na cultura que deu origem ao yoga. Lá, testemunhei a devoção contínua em manter os ensinamentos de milênios ainda vivos e vibrantes. Após minha experiência na Índia no ano passado, sinto ainda mais a importância de manter vivos esses ensinamentos, pois pude mergulhar na cultura e compreender melhor sua essência. Desde então, tenho me dedicado cada vez mais a estudar e praticar os ensinamentos tradicionais, para poder passar adiante para meus alunos o conhecimento em sua forma mais tradicional possível.

Yoga se tornou uma disciplina amplamente praticada nas últimas décadas
Divulgação

Um equívoco comum é que muitas pessoas buscam o yoga inicialmente para o alívio das dores físicas e para acalmar corpo e mente, mas, o yoga vai além do aspecto físico somente. É verdade que o hatha yoga, uma das vertentes mais tradicionais e conhecidas, traz inúmeros benefícios físicos. A prática regular das posturas, conhecidas como ásanas, pode ajudar a fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade, aliviar dores e promover um maior equilíbrio. No entanto, o objetivo principal do yoga é muito mais profundo do que isso. A verdadeira busca do yoga é acalmar as flutuações mentais, aquietar os pensamentos e inquietações que nos afastam do nosso “ser” verdadeiro e que consequentemente nos fazem sofrer.

É importante destacar que o yoga não é religião. Não há obrigatoriedade ou regras rígidas a serem seguidas. Trata-se de uma filosofia de vida que pode ser vivenciada e praticada por todos, independentemente de suas crenças pessoais. O verdadeiro yoga se revela fora do tapete, depois que a aula termina. Esse é o yoga avançado, no qual o praticante leva os ensinamentos dos ásanas para sua vida diária, em suas relações pessoais, profissionais e consigo mesmo. Essa prática se estende a todos os seres vivos, incluindo animais e a natureza que nos cerca.

Aqui no Espaço Surya, as aulas vão além das posturas. Além dos ásanas, também trabalhamos com pranayamas, técnicas respiratórias que auxiliam no controle da energia vital, e meditação, uma ferramenta poderosa para acalmar a mente e encontrar a tão almejada paz interior. Além disso, ensinamos os preceitos éticos e morais do yoga, conhecidos como yamas e niyamas, que fornecem orientações para uma vida mais equilibrada e compassiva, sendo esses a base para uma vida de yoga.

Gosto sempre de dizer que a melhor prática é vivenciar por si mesmo os benefícios transformadores do yoga. Por isso, oferecemos uma aula experimental gratuita, para que a pessoa decida se aquele é o caminho que ela está buscando. Cada um sente de uma forma, pois a pratica é muito individual, é um olhar pra dentro, sem comparativos, sem competição, cada um respeitando o seu limite, enquanto se observa nos ásanas.

Acredito que o yoga é para todos aqueles que reconhecem a importância do autoconhecimento como um caminho para a felicidade e a realização plena. (Texto por Débora Fernandes – Surya Espaço de Yoga – Rua Itaqui, 90-Arroio Grande-SCS – Insta: @suryayoga.deborafernandes)

Depoimentos de alunos

“Há pouco mais de um ano inclui a Yoga na minha rotina semanal. Em meio aos dias corridos, a hora da Yoga é aquela que tenho a sensação que o tempo para. Um tempo sagrado na semana, que faz toda diferença para meu equilíbrio emocional, respeitar meus limites e ter um tempo de qualidade comigo mesmo. Para mim Yoga é equilíbrio, é qualidade de vida, é amor e cuidado próprio! – Chaiane Staub

”Em quase 2 anos de aulas de yoga aprendi muito sobre minha consciência corporal, ocasionando vários benefícios para minha saúde física e mental. E também, minha flexibilidade melhorou muito e estou me desafiando mais nas posturas, vencendo barreiras de medo. Me senti muito feliz por estar fazendo as aulas com a participação de meu marido também, que em um primeiro momento estava meio resistente em ir fazer as aulas, kkk. E hoje, ele que faz a frente para ir nas aulas, sempre um apoiando o outro” – Jose Luciane Spies