O Hospital Ana Nery foi inaugurado em 1955, mas sua história teve início em 1951, quando começou a ser idealizado pela Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul. Na época, a união de forças para construir a casa de saúde tinha a finalidade de suprir a carência na área da saúde, melhorando os serviços na região e foi com este propósito que a Comunidade Evangélica fundou a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, em 4 de março de 1951.
A ideia inicial era a de construir um hospital totalmente novo, mas como o projeto idealizado era de alto custo, a Sociedade enfrentou dificuldades para dar prosseguimento a esta proposta. Até que no dia 12 de setembro de 1955, em Assembleia Extraordinária, a direção resolveu comprar o Hospital Arroio Grande, então de propriedade do médico Ingo Ebert. No início do mês seguinte, a instituição já foi transferida para a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery.
Desde então, graças ao apoio da comunidade, do meio empresarial e dos poderes públicos, a instituição vem passando por uma série de reformas e ampliações estruturais. Isso reflete não apenas no aspecto físico, mas no conceito, na filosofia de ser um hospital que a cada ano torna-se mais preparado para atender casos complexos, com resolutividade, qualidade e humanização.
Os princípios dos fundadores foram alicerçados e impulsionaram o crescimento do Ana Nery, que atualmente está consolidado como um centro de referência em oncologia para as regiões do Vale do Rio Pardo, Centro Serra e algumas cidades da região Metropolitana e Carbonífera. A proposta do hospital é oferecer a todos os seus clientes saúde com qualidade, aliando tecnologia, conforto e humanização.
A entidade possui Declaração de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, além de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde. Também possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santa Cruz do Sul e no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).
O HAN conta com uma estrutura cada vez mais completa, com serviços complementares, como por exemplo um Laboratório de Análises Clínicas próprio, a Angiocardio, o Check-up Executivo, Medicina Hiperbárica, Solar Ana Nery e Solar Care, Pronto Atendimento 24h, Centro Médico de Especialidades, além da estrutura interna que conta com serviço de oncologia (referência para 50 municípios gaúchos), CTI adulto, Centro Cirúrgico e serviço de endoscopia.
“Nosso propósito de ‘Cuidar das Pessoas’ tem sido o alicerce de todas as nossas ações”
Hoje, celebramos com grande orgulho o aniversário de 69 anos do Hospital Ana Nery. Ao longo de quase sete décadas, nosso propósito de “Cuidar das Pessoas” tem sido o alicerce de todas as nossas ações, desde a assistência diária a cada paciente até a busca contínua pela excelência em saúde. Este compromisso com o cuidado humanizado, ético e de qualidade tem nos guiado e nos permitido alcançar marcos importantes em nossa trajetória.
Em um cenário de grandes desafios para a saúde, temos aceitado novas responsabilidades com a gestão de outros hospitais e serviços de saúde. Atualmente, o Hospital Ana Nery gerencia com dedicação e competência quatro hospitais, em Rio Pardo, Dois Irmãos, Cachoeirinha e Alvorada, a UPA Esmeralda e em breve a UPA Central e a Casa de Saúde, mais conhecido por todos como Hospitalzinho.
Estes novos desafios representam nossa crença de que é possível transformar e ampliar o acesso à saúde de qualidade, impactando positivamente cada vez mais vidas.
Neste aniversário, reafirmamos nosso objetivo de continuar inovando e expandindo nossa atuação, sempre com o compromisso de cuidar de quem mais precisa, levando esperança, acolhimento e saúde para todos.
A todos que fazem parte dessa história, nosso muito obrigado! Seguimos juntos, cuidando de pessoas e transformando vidas.