Início Geral Público pagante da 31ª Oktoberfest chega a 130 mil pessoas

Público pagante da 31ª Oktoberfest chega a 130 mil pessoas

A 31ª Oktoberfest e Feirasul, realizadas de 7 a 18 de outubro, em Santa Cruz do Sul, enfrentaram muitos dias de chuvas torrenciais, tempo instável e até temporal. No entanto, mesmo com um cenário adverso, os números finais do evento, divulgados na tarde desta segunda-feira, 26, pela Coordenação Executiva da Festa da Alegria, ficaram apenas 6% abaixo dos registrados na edição de 2014, quando 138,3 mil pessoas pagaram pelo acesso à festa. Conforme o presidente Leo Henrique Schwingel, o público pagante desta edição chegou a 130 mil pessoas. “Levando em consideração o clima, podemos dizer que o resultado ainda é muito bom, nos consolidando com a maior festa alemã do Rio Grande do Sul”, destacou.

Segundo Schwingel, com relação ao público visitante da 31ª Oktoberfest – que considera as pessoas dentro e fora do parque – a Coordenação estima que tenha alcançado 350 mil pessoas, ou seja, 50 mil a menos que o ano passado, quando foram registrados cerca de 400 mil visitantes. “Este diferencial é referente a 20 mil pessoas a menos por causa do primeiro desfile dominical, que foi cancelado devido à chuva, e a cerca de 30 mil visitantes a menos no parque, dos quais 8 mil pagantes e 22 mil da noite de abertura, quando não há cobrança de ingresso”, ressaltou ele. A chuva forte prejudicou a programação do evento já no seu início, com o cancelamento da Caminhada Festiva e do show com a Banda Reação em Cadeia.

As delícias gastronômicas fazem parte da cultura alemã e são muito procuradas pelos visitantes do evento. Conforme levantamento da Coordenação Executiva da festa, em 2015, foram consumidas 80 toneladas de alimentos (12,5 mil a menos que em 2014). Já o consumo de bebidas também diminuiu: foram 119,7 mil litros de chope (contra 135,5 mil litros do passado) e 42,1 mil litros de água e refrigerante (na edição anterior foram 45,7 mil litros).                       

Mesmo com a redução em termos de pagantes e de consumo, Schwingel considera a 31ª Oktoberfest um grande sucesso. “A música, a dança, a gastronomia e toda a cultura alemã são grandes diferenciais da nossa festa. Estamos muito satisfeitos com os resultados que só não foram melhores em virtude do clima”, garantiu ele. Neste sentido, os cinco shows nacionais foram decisivos para o público da festa, principalmente pela venda antecipada de ingressos. De acordo com Schwingel, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceria do Município de Santa Cruz do Sul na organização dos eventos, deve apresentar a prestação de contas no mês de novembro. Com o tema Saberes e Sabores da Tradição Alemã, a 32ª Oktoberfest vai ocorrer de 5 a 16 de outubro de 2016.