A comunidade santa-cruzense e os turistas mais uma vez se deslocaram até as ruas centrais de Santa Cruz do Sul para prestigiar o último desfile temático da 28ª Oktoberfest e Feirasul, que encerraram no domingo, 21. A força do trabalho, a cooperação e a fé dos imigrantes estiveram evidenciadas durante a parada, que além de homenagear os colonizadores, também deixou uma bela recordação aos que prestigiaram esta edição da Festa da Alegria. Segundo a diretora de Cultura e Folclore da festa, Maria Luiza Rauber Schuster, cerca de 25 mil pessoas assistiram ao evento. “Tivemos um público menor que o desfile do domingo anterior, mas mesmo assim o público estava muito empolgado e animado”, destacou.
O último desfile da Festa da Alegria desta vez foi anunciado pela Banda Marcial do Serviço Social da Indústria (Sesi). Em seguida, apareceu o grupo de recepcionistas, que neste ano contou com 40 pessoas, sendo 34 mulheres e seis homens. Na mesma comitiva desfilou a Diretoria Executiva da 28ª Oktoberfest e Feirasul, liderada pelo presidente Ênio Ernesto Wermuth e pelo presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Fábio Costa de Borba, acompanhados da Fubica do Fritz e integrantes da Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc), localidade que recebeu as seis primeiras famílias de imigrantes germânicos. Em seguida vieram os 11 carros alegóricos que traduziram o tema da festa.
ALEGORIAS
Logo após, foi a vez do primeiro carro alegórico que representava a construção das primeiras moradas. O carro dois fez alusão à prosperidade e beleza de Santa Cruz do Sul, em que o destaque principal foram as soberanas da Festa da Alegria – rainha Thainã D’Ávila e suas princesas Joana Aline Frantz e Rosimere Beatriz Voos. Em seguida, as ex-soberanas embelezaram o desfile, seguidas da família símbolo da festa Fritz, Frida, Max e Milli. A terceira alegoria evidenciou a organização do trabalho; a quarta a produção que garantia a subsistência das famílias imigrantes; bem como a quinta enfatizou a criação de abelhas acompanhada do Himberwagen (Carro do Suco).
O sexto carro alegórico trouxe a produção de maior expressão do município, a de tabaco. Já a sétima alegoria representou as delícias da colônia, em que destacou principalmente as cucas, que foram distribuídas ao público presente por meio do Kuchenwagen (Carro das Cucas). A matança do porco teve destaque no carro de número oito, assim como o cooperativismo veio ilustrado na alegoria nove e a indústria na décima. O último veículo representativo do desfile trouxe à tona as quermesses, festas interioranas que reforçavam os laços comunitários.
As bandinhas típicas também abrilhantaram o evento, bem como a bicicleta Zig Zag e Zug, a Lata Elétrica da Brahma, os grupos de danças folclóricas locais – Centro Cultural 25 de Julho e Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz – e convidados, as duas bandas vindas diretamente da Alemanha – Trachtenkapelle Friesenhofen e Allgaier Schlanzlmusi – e o Bierwagen (Carro do Chope), também na versão Júnior. Além destes, participaram da parada entidades beneficentes, associações culturais e de funcionários, escolas, Grupos de Escoteiros e Centros Culturais. Os carros tiveram patrocínio da Caixa Econômica Federal, Afubra, Universal Leaf, Souza Cruz, Mor, Sicredi e Xalingo.
AVALIAÇÃO
Os desfiles temáticos da 28ª Oktoberfest e Feirasul tiveram a participação de 1,8 mil figurantes divididos em 11 carros alegóricos, que foram idealizados e produzidos pelo designer Fernando Garibaldi. “A Oktoberfest de Santa Cruz é feita de participação comunitária, onde são evidenciadas a música, a dança e a boa gastronomia. E os desfiles acabam auxiliando para que a festa tenha ainda mais brilho e representação da cultura alemã”, enfatiza a diretora de Cultura e Folclore da festa, Maria Luiza Rauber Schuster. Na sua avaliação, as paradas desta edição da Festa da Alegria foram um sucesso. “Os desfiles já são marcas registradas da festa, o nosso cartão de visitas, um belo momento para retratar os valores da nossa terra”, conclui.
Rolf Steinhaus
Último desfile temático foi marcado pela alegria típica da Oktoberfest