Início Geral Protetor das Águas: Comunidade de Vera Cruz apresenta reconhecimento por ação am

Protetor das Águas: Comunidade de Vera Cruz apresenta reconhecimento por ação am

Durante a visita de uma equipe diretiva e de técnicos da empresa Imperial Tobacco – mantenedora da Fundación Altadis – para conhecer a cadeia produtiva do tabaco brasileiro, a prefeita de Vera Cruz, Rosane Tornquist Petry, realizou uma homenagem especial em reconhecimento pela realização do projeto Protetor das Águas. Implantado na sub-bacia do Arroio Andréas em maio de 2011, o programa é modelo nacional por oferecer Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais, que recebem recompensa financeira pelas porções de áreas disponibilizadas à preservação.
O agradecimento da líder do executivo municipal foi realizado em almoço na quarta-feira, 9 de janeiro, no Centro Agronômico da Universal Leaf Tabacos (ULT). Estiveram presentes o director Leaf and Product Development da Imperial Tobacco, Jürgen Tiemann; o diretor de Marketing  da Imperial Tobacco, Roberto Funari, o presidente da Universal Leaf Tabacos, Cesar Augusto Bünecker; e os executivos da Universal Leaf Corporation, Ted Broome, Airton Hentschke e Lea Scott.
Na ocasião, a prefeita Rosane Petry, em nome da população de Vera Cruz, entregou a Roberto Funari uma placa com a pedra Gipsita, um minério em estado natural que deriva da evaporação das águas. “Que esta pedra, onde for exposta, leve a pureza da água vera-cruzense bem como o espírito consciente de cada cidadão comprometido em preservar o bem mais precioso do mundo que representa a pureza, a sobrevivência e, sobretudo, a vida”, disse.

Carlos Nyland

Jürgen Tiemann, Rosane Petry, Roberto Funari e Cesar Bünecker

A prefeita explicou que 70% da água para abastecimento da população é captada do Arroio Andréas e que são tratados 5,1 milhões de litros por dia. “O Protetor das Águas é um exemplo concreto de ação consciente capaz de mudar o futuro de um povo através do engajamento, da conscientização e de parcerias”, salientou. “Além de preservar nossa fonte de água, esta iniciativa de tamanha grandeza evoca o espírito de conscientização dentro de cada vera-cruzense e está educando novas gerações e mudando hábitos de uma comunidade inteira”, elogiou.
E Roberto Funari disse que a Imperial Tobacco, através da Fundación Altadis, busca contribuir com a qualidade de vida das comunidades ligadas à empresa, através de ações como apoio aos produtores, sustentabilidade ambiental e eliminação do trabalho infantil. “O Protetor das Águas é um programa inovador, que engloba responsabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida pelo suprimento de água e parceria com os produtores de tabaco, que recebem uma renda complementar por disponibilizar áreas de suas propriedades para preservação”, disse. “Temos orgulho de financiar este projeto que tem alto grau de reconhecimento, inclusive pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por ser um programa com perfil muito profissional, que acompanha os padrões internacionais”, salientou.

Para saber:
– Estão inseridos no projeto 52 proprietários de 55 propriedades rurais, que, juntos, destinam 125,99 hectares à prestação de serviços ambientais. Nestas propriedades já foram adotadas práticas que incentivam a regeneração da mata ciliar e os produtores estão sendo orientados sobre a melhor forma de promover a preservação. Após a adoção das ações descritas no plano inicial, a equipe técnica realiza o acompanhamento, que prevê o monitoramento sistêmico da vazão e qualidade da água e a evolução da restauração das florestas, com a finalidade de registrar os avanços obtidos durante o processo.

– No ano de 2012 o projeto recebeu o reconhecimento da Agência Nacional de Águas (ANA), por estar em conformidade com o programa Produtor de Água, preconizado pelo órgão federal brasileiro. O projeto também despertou o interesse das futuras gerações em aprender a preservar e monitorar suas fontes. Com isto, estudantes e professores da localidade se integraram às ações do Protetor das Águas, que é uma iniciativa pioneira com o desenvolvimento de ações de recuperação e proteção de recursos hídricos mediante o PSA aos agricultores de pequena propriedade, visando caracterizá-los como “produtores de água”.

Os parceiros

Fundación Altadis
Entidade sem fins lucrativos com sede em Madrid, na Espanha, a Fundación tem atuação mundial. Desde a aquisição da Altadis pelo grupo britânico Imperial Tobacco, a entidade iniciou uma nova etapa, adaptando-se aos princípios de responsabilidade social dos novos gestores e abrindo-se aos países da América Latina. Estes novos critérios têm, entre seus objetivos, o compromisso de melhorar a qualidade de vida das comunidades onde há cultivo de tabaco e minimizar os impactos ambientais nestas áreas. Neste contexto, se dá a participação da Fundación neste projeto de proteção e conservação das fontes de água no Arroio Andréas, na bacia hidrográfica do Rio Pardo.

Universal Leaf Tabacos Ltda
A subsidiária da Universal Corporation, que tem sede na cidade de Richmond, Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, iniciou suas operações no Brasil em 1970 e é a maior exportadora de tabaco em folha do País. A empresa possui amplo programa de responsabilidade social e um dos maiores exemplos de contribuição social é o Projeto Universal Leaf Cidadão, que prevê a promoção de estratégias e ações de combate à pobreza, potencializando o desenvolvimento social, cultural, intelectual e profissional dos envolvidos. Na área da preservação ambiental, a empresa tem atuação histórica no fomento das boas práticas de manejo do solo e água junto aos seus produtores integrados. A ULT também se integra às ações do Sinditabaco e demais entidades que tenham o objetivo de conservação dos recursos ambientais.

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Desde sua fundação, a Unisc realiza diversas ações centradas na preservação do meio ambiente e se integra à comunidade por meio de iniciativas que visem à educação ambiental. Em função disso, a universidade possui equipes de profissionais especializados na produção de conhecimentos, avaliações e elaboração de projetos voltados à preservação do ambiente natural. Como executora do Protetor das Águas, a equipe técnica da instituição realiza proposições de ações necessárias para a preservação e faz acompanhamento e monitoramento das atividades.

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).