Uma nova técnica para tratar a próstata aumentada, condição que também é chamada de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) foi realizada recentemente no Hospital Ana Nery, de forma inédita na região.
Trata-se do Rezum, uma terapia minimamente invasiva, que utiliza vapor de água para tratar o aumento benigno da próstata. O equipamento utilizado para o procedimento foi trazido para a instituição pelo médico urologista Doutor Rodrigo Cattelan Donaduzzi.
Rezum, a mais recente tecnologia aprovada no Brasil, chega como uma nova intervenção para HPB, estando entre as menos invasivas, já que outras opções de tratamento estão disponíveis, mas com alguns efeitos negativos para o paciente.
Doutor Rodrigo explica que o Rezum é um procedimento endoscópico, que dispensa cortes e leva cerca de 15 minutos para ser realizado. “A técnica consiste em injetar no interior da próstata vapor d’água, o que promove a desintegração das células que estão aumentadas, fazendo com que o organismo consiga absorver a porção doente da próstata”, detalha.
Entre as vantagens estão tratar-se de procedimento rápido e ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação e para o qual utiliza-se apenas uma sedação leve, com menor risco de complicações e de desconforto pós-operatório. “Outra vantagem é a preservação da ejaculação em mais de 90% dos casos, ao contrário de outros tratamentos”, afirma.
O tratamento com Rezum é indicado para todos os pacientes que possuam próstata aumentada, que não desejam fazer uso de medicamentos de forma contínua ou que queiram evitar efeitos indesejados destes, como perda da ejaculação e diminuição do desejo sexual, ou ainda que não queiram ser submetidos a uma cirurgia mais invasiva.
Uma das poucas desvantagens que existem é o fato de ainda não ser coberta por convênios ou pelo sistema único de saúde (SUS), uma vez que trata-se de algo bastante recente.
Segundo Donaduzzi o correto diagnóstico associado à indicação do melhor tratamento vai poder oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes, e o Rezum é uma importante ferramenta, entre as que já estavam disponíveis, para atingir este objetivo.
Hiperplasia Prostática Benigna
O crescimento benigno da próstata ou Hiperplasia Prostática Benigna acomete aproximadamente metade dos homens com mais de 50 anos, causando alterações na eliminação da urina, como jato urinário fraco, necessidade de ir múltiplas vezes ao banheiro, interferindo o sono e as atividades do dia-a-dia e prejudicando a qualidade de vida de quem sofre com este quadro.