LUANA CIECELSKI
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Com as campanhas eleitorais a todo o vapor e faltando 36 dias para as eleições municipais, inicia na próxima sexta-feira, 26 de agosto, o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Com algumas alterações em relação aos anos anteriores, como período reduzido de 45 para 35 dias, os candidatos aparecerão na tela da televisão dos brasileiros e no rádio de segunda a sábado até o dia 30 de setembro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2016 a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Na televisão um dos períodos de propaganda será das 13h às 13h10 e outro das 20h30 às 20h40. No rádio, um dos períodos será das 7h às 7h10 e outro das 12h às 12h10.
Em Santa Cruz do Sul, a divisão dos tempos e sorteio das ordens de aparecimento em cada uma das mídias foi encerrado na última quinta-feira, 18 de agosto. Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal de Deputados. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente.
A divisão ficou, portanto, da seguinte forma: a coligação “A mudança começa em casa” (PT e Rede Sustentabilidade) terá 1min31; a coligação “Coligados com o povo” (PTB, PR, DEM, PSD e PT do B) terá 2min26; o PSTU terá 12seg; a coligação “Santa Cruz de Todos” (PTN, PSC, PHS, PSB, PSDB e PC do B) contará com 2min26 e a coligação “Santa Cruz não pode parar” (PRB, PP, PDT, PMDB, SD e PROS) terá 3min25 para apresentar suas propostas. As ordens de apresentação das coligações vão variar diariamente.
Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.
No caso das inserções diárias para prefeitos a divisão foi a seguinte: a coligação “Santa Cruz não pode parar” contará com 14min17seg de inserções diárias, totalizando mais de 8h30 em 1 mil inserções; a coligação “Santa Cruz de Todos” terá 10min13seg de inserções diárias totalizando cerca de 6h30 em 716 entradas; a coligação “Coligados com o povo”, por sua vez, terá 10min13seg totalizando cerca de 6h30 em 716 inserções; a coligação “A mudança começa em casa” computará 6min24seg de inserções totalizando cerca de 4h10 em 448 inserções no total da campanha e por fim, o PSTU terá 50seg de inserções diárias, totalizando cerca de 29min em 58 inserções até o dia 30 de setembro.
Já o tempo dos vereadores, que está dividido em sete coligações diferentes, ficou da seguinte forma: a coligação “Santa Cruz somos todos nós” (PHS, PMN, PSB, PSDB, PEN e PC do B) terá 6min24seg diários de inserções; a coligação “Legislativo de Cara Nova” (PDT, PMDB e PROS) terá 5min46seg de inserções diárias; a coligação PTB, PSD e DEM somará 5min02seg de inserções diárias; a coligação “A mudança começa em casa” (PT e Rede Sustentabilidade) poderá aparecem por até 4min21seg diários; a coligação “Santa Cruz no Rumo Certo”(PP e PV) contará com exatos 3 minutos; a coligação “Unidos e Solidários por Santa Cruz” (PRB, PPS e SD) também terá 3 minutos de inserções e o PSTU, terá 24 segundos de inserções diárias para sua candidata a vereadora.