O sonho da construção de uma Plataforma Logística e de um Centro de Feiras e Eventos em Santa Cruz do Sul pode estar mais perto de ser concretizado. A Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentaram, nesta quinta-feira, 3 de setembro, em reunião almoço realizada no Restaurante Quiosque da Praça, o projeto desenvolvido pela M. Stortti Consultoria para construir uma Plataforma Logística, revitalizar o Parque da Oktoberfest e fazer um Centro de Feiras e Eventos. O evento contou com a presença do presidente da Assemp, Flávio Bender, do presidente da Ascnor, André Jungblut, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, da presidente da Câmara de Vereadores, Solange Finger, além de empresários, presidentes de entidades e lideranças locais.
O projeto da Plataforma Logística foi desenvolvido a partir de um estudo de mercado, levando em consideração aspectos como posição geográfica, os corredores de passagem dos diferentes segmentos, o pólo industrial já existente e a vocação exportadora, bem como uma pesquisa qualitativa, levando em consideração as necessidades das empresas locais. Embora sem localização definida – houve somente o estudo de viabilidade em algumas áreas – o trabalho contempla áreas para estacionamento e manobra, oficina mecânica, posto de abastecimento, conveniência e serviços, centro de comércio e serviços, infraestrutura e restaurante. “É um projeto possível de ser realizado. Santa Cruz tem todas as condições para isso, mas isso vai depender da interação de todas as forças da sociedade”, destacou o diretor da M.Stortti, Maurênio Stortti.
PARQUE – O estudo para revitalização do Parque da Oktoberfest e elaboração do projeto para construção do Centro de Feiras e Eventos contou com uma pesquisa de campo, envolvendo formadores de opinião locais e abordando as percepções sobre o espaço, seu uso, a integração com a comunidade e as mudanças necessárias. Com base nisso, o trabalho elaborado contempla a reorganização do espaço, tendo como base seus principais acessos, a construção do Estádio Municipal, ciclovia, pista de corrida, calçada para caminhada, Vila das Etnias e estacionamento. “A área destinada ao Centro de Feiras e Eventos ficaria à esquerda do Pórtico Principal, contemplando dois grandes espaços, com 2,5 mil metros quadrados cada um”, destaca o presidente da Assemp, Flávio Bender.
Todo o estudo realizado para a revitalização do Parque tem o objetivo de transformar Santa Cruz do Sul em um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. A partir de agora, a iniciativa será apresentada a outras entidades, na busca de parceiros para concretização e até modificações do projeto. Para obtenção de recursos, conforme o secretário Cesar Cechinato, o trabalho será levado até o Ministério do Turismo. Com base nestes contatos, a equipe de trabalho poderá, assim, determinar datas e prazos para as construções.
Fonte: Four Comunicação