Lançado em junho deste ano, com a instalação de contêineres na cor laranja em quatro pontos da cidade, o Projeto Piloto Recicla Santa Cruz, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), está sendo ampliado na zona urbana. Mais quatro equipamentos foram colocados em pontos estratégicos da cidade: um na Avenida do Imigrante, dois na Avenida Independência, próximo ao Cemitério Municipal e ao acesso principal da Unisc, e um na Avenida Senador Alberto Pasqualini, nas proximidades da Praça da Pasqualini.
Os contêineres laranjas têm por finalidade coletar materiais como papel, papelão, vidro, metais e plásticos, e são colocados ao lado dos verdes, que já são destinados ao lixo orgânico. Diferente desses, os laranjas contam apenas com uma abertura para que as pessoas possam depositar os materiais. A tampa não pode ser levantada manualmente e portanto não há como ter acesso ao interior, o que vai impedir que os materiais sejam retirados e espalhados nas calçadas, como hoje muitas vezes ocorre pela ação de papeleiros nos contêineres verdes. Uma vez por semana, os contentores são esvaziados e seu conteúdo é levado à Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), que realiza a separação, pesagem e encaminhamento à reciclagem.
Em Santa Cruz do Sul, a coleta seletiva hoje é fonte de trabalho e renda para 55 famílias. O secretário da pasta, Jaques Eisenberger, destaca a importância da iniciativa. “Se a população continuar colaborando com este projeto, os benefícios ao meio ambiente são muitos, especialmente porque estes produtos reciclados se transformarão em matéria-prima para novos produtos, e deixam de ser uma fonte poluidora”, explicou.
Os contentores são cedidos pela Conesul Soluções Ambientais, empresa que presta o serviço de recolhimento de resíduos domiciliares na cidade, e não está havendo custos aos cofres municipais. A divulgação do projeto é feita continuamente através da entrega de folders e conversa com a população próxima dos contentores. Nessa quarta-feira, 24, servidores da Semass percorreram as residências da Avenida do Imigrante, para passar orientações aos moradores.
Com mais esses quatro equipamentos, agora são oito no total. Os demais estão instalados na Rua Marechal Floriano, junto à Praça Getúlio Vargas, Rua Assis Brasil, próximo à RBS TV; Rua Carlos Trein Filho, próximo à Escola Estadual Estado de Goiás; e Rua Augusto Spengler, ao lado da Praça Hainsi Gralow.