Melhorar o fluxo do trânsito é investir no transporte público. Nas grandes cidades, esse entendimento é recorrente e a prefeitura de Santa Cruz do Sul, acompanhando a tendência, apresentou, na última sexta-feira, 31 de março, a passagem integrada. Com a atualização, unem-se duas tarifas em uma só. Dessa maneira, o usuário poderá se destinar a determinado ponto e, em até 75 minutos após o embarque, utilizar a mesma passagem para deslocar-se a outra parada.
Segundo a prefeita Helena Hermany, “desde 2004 já se falava da passagem integrada”. O que facilitou essa realização, como notou o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, foi a tecnologia atualizada da bilhetagem eletrônica, que utiliza o cartão eletrônico. Segundo ele, a modernização do sistema era necessária.
A passagem integrada, dessa forma, é apenas uma peça na reestruturação do transporte na cidade. Para tanto, a prefeitura conta com uma série de novas ferramentas. Uma delas é o aplicativo de celular BUS2, já disponível no site da prefeitura, no Google Play e na Apple Store. O aplicativo apresenta tabelas de horários e linhas, bem como pontos de parada, percursos, tempo real de rota, tempo de espera do passageiro e previsão de chegada. Outros recursos, como o de instalação de sistemas de filmagem do CCOT (Centro de Controle Operacional de Transporte Coletivo) na frota e o controle de identificação facial dos passageiros, já estão em funcionamento. Além disso, houve também a instalação de monitores nas paradas, que informam de horários e de dados de acessibilidade em tempo real.
Avaliando o serviço, a prefeita atestou: “o nosso transporte é um transporte de qualidade. Há três anos a nossa tarifa está em R$ 4,45 e eu pretendo que fique assim, até o final do nosso governo”. Mas também apelou à comunidade: “quanto mais pessoas usarem o nosso transporte coletivo, melhor será para conseguirmos manter a tarifa em R$ 4,45. Vamos andar de ônibus! Os nossos ônibus têm conforto, têm qualidade”.
O que há de novo
Bilhetagem eletrônica; permite a integração tarifária entre linhas de ônibus;
Controle de identificação facial;
Monitores informativos nas paradas, com os horários listados e informações em tempo real;
Instalação de sistemas de filmagem CCOT;
No aplicativo BUS2
Tabelas de horários e linhas;
Rota e pontos de parada;
Percurso em tempo real;
Tempo de espera do passageiro e previsão de chegada.
Quem pode usar a Passagem Integrada?
Qualquer um que possuir algum dos cartões de passagem eletrônicos (Cidadão, Especial, Sênior, Vale-transporte, Escolar ou Social), cadastrado junto ao Consórcio TC Stadtbus Rua Júlio de Castilhos, 495, Edifício Green Center, Sala 26. Telefone: (51) 3715-2230.