Início Saúde Projeto para UTIs é apresentado

Projeto para UTIs é apresentado

Ana Souza
[email protected]

No final da tarde de quinta-feira, dia 7 de março, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, esteve em visita ao Hospital Santa Cruz (HSC). Após inaugurar a UTI Adulto do HSSM de Venâncio e as obras do Hospital Ana Nery, ele esteve em Santa Cruz do Sul, oportunidade em que conheceu os projetos referentes à reforma e ampliação da UTI Adulto, que poderá disponibilizar mais 10 leitos para Santa Cruz do Sul, e reforma e implantação da UTI Pediátrica, dividindo a atual estrutura neopediátrica em duas unidades de terapia intensiva, sendo uma destinada aos recém-nascidos até 28 dias (UTI Neonatal) e outra destinada a crianças de 0 a 12 anos (UTI Pediátrica). No total, o HSC duplicaria de 24 para 48 leitos de UTIs e UCI. O valor estimado para as obras seria de R$ 5,8 milhões.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da instituição. A atual estrutura da UTI Neopediátrica tem 8 leitos. Com o desmembramento, a UTI Neonatal teria 10 leitos e a UTI Pediátrica ficaria com 8 leitos. Além disso, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) passaria de 6 para10 leitos.
O secretário reforçou a importância dos projetos não só para a região, mas para todo o Estado, e garantiu que a equipe irá analisar o projeto, que vem ao encontro das necessidades da área da saúde, em especial para a Alta Complexidade Cardiovascular, em que o HSC tornou-se referência em 2012. “Há uma carência no Estado que precisa ser suprida”, avaliou. Somando-se ao HSSM de Venâncio Aires, seriam 34 novos leitos de UTI para a região.
Conforme o diretor administrativo do HSC, Egardo Kuentzer, a expectativa é positiva quanto ao projeto apresentado ao secretário estadual. “Há uma carência de leitos para UTIs em diversos hospitais do Estado. Através da visita do secretário Ciro Simoni, estamos confiantes e com expectativa positiva para que possamos realizar este projeto que estará passando agora por análise. Estamos no aguardo do aval final da Vigilância Sanitária. E esperamos concluir as reformas e ampliações em dois anos, senão na íntegra em boa parte desta. Nosso objetivo é diminuir a fila de pacientes à espera pelo atendimento intensivo.”
O encontro foi realizado na sala de reuniões da instituição. A comitiva do secretário também foi convidada para conhecer as instalações do HSC. Participaram do encontro o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni; o secretário municipal da saúde, Carlos Behm; o coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Gomes; o diretor geral do HSC, Leo Kraether Neto; o diretor administrativo Egardo Kuentzer; a gerente de hotelaria e serviços Neijan Konzen; o diretor técnico Leandro Muller; e o vice-reitor da Unisc, representando o reitor e presidente da Apesc, Vilmar Thomé, entre outras autoridades e representantes do Hospital Santa Cruz.

Rolf Steinhaus

Diretor do HSC (2º à esquerda), Leo Kraether Neto; o secretário estadual da Saúde (2º à direita),
Ciro Simoni e o diretor administrativo do HSC, Egardo Kuentzer, durante a apresentação do projeto

O projeto

UTI Adulto – conta atualmente com 10 leitos, com novo projeto ficaria em 20 leitos
UTI Neopediátrica – atualmente com 8 leitos, seria desmembrada em UTI Neonatal com o acréscimo de mais 2 leitos e UTI Pediátrica com mais 8 leitos
UCI – conta com 6 leitos, com o projeto teria 10 leitos