Ana Souza
[email protected]
O projeto Guarda Costas, da Guarda Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, divulgou os dados referentes ao primeiro semestre deste ano. A equipe está na fase de construção do cronograma para a segunda metade de 2022. Com início em 2018, a iniciativa realiza ações nas escolas municipais, que só foram interrompidas no período de fechamento dos educandários devido à pandemia de covid-19. A proposta faz parte do programa Pacto Santa Cruz pela Paz.
O período de isolamento social serviu de base para um novo formato de trabalho, lançado neste ano. “O foco são projetos e ações desenvolvidas em dois principais eixos de atuação. O eixo escolar, com atividades desenvolvidas nas escolas no contraturno, através do ProSEM (Projeto de Segurança Escolar Municipal), reunindo turmas do ensino fundamental de 5° e 6° anos; Projeto de Formação Multidisciplinar, com turmas de 7°, 8° e 9° anos; e workshops multidisciplinares, reunindo todas as turmas em um único evento. O outro eixo é o social, com projetos e ações desenvolvidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pertencentes aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), envolvendo todas as crianças e adolescentes inscritas nesses centros de convivência”, relatou o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves.
Todas as atividades têm foco no estímulo ao refletir sobre as tomadas de decisões ao longo da vida. “Com base na informação e no conhecimento multidisciplinar, nossos jovens terão condições de fazer escolhas melhores, optando pelo caminho do bem, criando uma cultura de paz e valorização da vida. No dia 9 de maio, foi assinado o acordo de cooperação entre a Universidade Santa Cruz do Sul e a Prefeitura Municipal para desenvolvimento oficial das ações, permitindo que mais professores e acadêmicos de diversos cursos possam atuar como instrutores nas ações”, explicou Gonçalves.
No primeiro semestre, o Guarda Costas envolveu mais de 300 crianças e adolescentes nas escolas municipais de ensino fundamental São Canísio e Guido Herberts, no Colégio Mauá, nos Serviços de Convivência do Cras Beatriz e na participação em eventos como o aniversário da Guarda Municipal e o Maio Amarelo. “Para o segundo semestre, as ações seguem incluindo mais duas escolas municipais e expandindo os trabalhos, para que possamos, em um futuro breve, estabelecer uma cultura de valorização da vida, respeito e cidadania”, finalizou o coordenador.