Débora Dumke – [email protected]
Na manhã de terça-feira, dia 7, aconteceu a reunião-almoço com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul. O evento contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos da região, autoridades locais e regionais e de lideranças empresariais. Com um público recorde o evento Tá na Hora, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz teve mais de 200 participantes. Sendo o primeiro governador reeleito na história de Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite abordou a temática “Prioridades para acelerar o desenvolvimento do RS”.
O evento Tá na Hora – teve como patrocinadores a JTI, BAT, BRDE, Unimed, Philip Morris Brasil, Unisc, Universal Leaf, Banrisul e Gazeta Grupo de Comunicações – está em seu sexto ano e neste período se consagrou como o maior evento empresarial em forma de reunião-almoço, no Rio Grande do Sul. “A presença do governador, já pela terceira vez nos nossos eventos, demonstra pela qualidade dos painelistas e dos palestrantes, um motivo para ter um público como o de hoje. É motivo de orgulho para a ACI ter sempre essa tradição do governador abrir a programação anual do Tá na Hora, mas também é um reconhecimento a importância da economia e da expressão política de Santa Cruz do Sul e da região do Vale do Rio Pardo”, destacou o presidente da ACI, Cesar Antonio Cechinato.
Durante a palestra e a coletiva com a imprensa, Eduardo Leite falou sobre as prioridades para acelerar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Entre elas estão melhorar a qualidade da educação e do aprendizado; fazer do Estado um polo nacional de qualidade no atendimento à saúde e combater incansavelmente a pobreza, em especial, a pobreza infantil. Além disso destacou o Projeto Avançar, que tem o foco no crescimento, na saúde; educação; esportes; igualdade, cidadania, direitos humanos, assistência social e habilitação; agricultura, obras e no turismo.
No decorrer da palestra comentou que o processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está prestes a ser concluído, no entanto, possuem burocracias a serem resolvidas. “Encaminhamos o processo de privatização, com a absoluta convicção de que é assim que iremos alavancar investimentos. Como empresa pública não consegue fazer, ou que quando tiver recursos tem dificuldades em agilizar os investimentos, a decisão é a correta a se fazer”, enfatizou o governador.
É um processo complexo que envolve discussões não somente com o governo e a Corsan, mas também a empresa adquirente que participa desses processos, em que deve demonstrar a possibilidade de conciliação junto ao judiciário, frisou. “A expectativa é que em pouco tempo, no máximo de 1 a 2 meses tenham a resolução de capacidade de fecharmos o contrato e assim dar o início de transferência para a companhia privada”, destacou.
Eduardo Leite enfatizou que para os prefeitos ele pontua que o caminho que está sendo oferecido é o caminho seguro, que agiliza o investimento e pela questão de escala, que irá ser proporcionado, vai injetar muitos recursos para o Estado e também para os próprios municípios.
Prefeita Helena pleiteia ao governador adoção de traçado alternativo em trecho da RSC-287
A prefeita Helena Hermany oficializou ao governador Eduardo Leite, na manhã da terça-feira, 7, o pedido para que um traçado variante ao atual seja adotado para um trecho da RSC-287, cujas obras de duplicação iniciam em breve. O documento foi entregue durante a reunião-almoço Tá na Hora, da Associação Comercial e Industrial (ACI), onde o chefe do executivo gaúcho foi o painelista.
A proposta, já discutida entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento e a Concessionária Rota de Santa Maria, estabelece novo traçado entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, onde se dá o enlace da RSC-287 com a Estrada Travessa Dona Leopoldina e Linha Áustria.
Com aproximadamente 1.100m entre os Km 96 + 600 e 97+700, a variante avança pelo lado esquerdo da via original e contempla uma via marginal, com acesso à Travessa Dona Leopoldina, transferência do trecho primitivo da RSC-287 ao município e interligação da Linha Áustria com a Travessa Dona Leopoldina.
Helena salientou a relevância da incorporação da proposta ao projeto de duplicação, com grande impacto ao plano de mobilidade humana municipal, o Mobiliza Santa Cruz, possibilitando a criação do anel viário que irá interligar as zonas norte e sul da cidade, desde Linha Áustria e Linha Santa Cruz, passando pelas estradas Travessa Dona Leopoldina, João Alves e Bruno Pritsch, e alcançando a Rua Barão do Arroio Grande. “A ligação pela RSC-287 irá conectar as regiões que mais crescem na cidade, com diversos loteamentos residenciais se expandindo para Linha Santa Cruz, bairro Country e Linha João Alves”, justificou.
A prefeita demonstrou esperança na acolhida do pedido. “Confiamos que teremos mais uma vez o olhar atento do governo de Eduardo Leite para a importância e o impacto que as intervenções que sugerimos trarão em desenvolvimento social e econômico para o Município e região, mantendo também a integração com as comunidades locais, como a de Pinheiral e adjacências. O novo traçado ainda elimina as curvas e reduz os riscos de acidentes”, explicou. Helena também tratou sobre o projeto de execução da variante com o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, presente no evento. O próximo passo é a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) pela Concessionária Rota de Santa Maria, com previsão de seis meses para a conclusão.
Ainda durante a abertura do evento, o governador manifestou seu reconhecimento pela chefe do executivo santa-cruzense. O presidente da ACI e secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Antônio Cechinato, destacou que, durante as eleições de 2022, Leite se saiu vitorioso no Vale do Rio Pardo. A citação teve intervenção imediata do governador. “Graças à prefeita Helena”, acrescentou.
Após o evento, o governador e a prefeita, acompanhados pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e uma comitiva da área hospitalar, visitaram as obras do novo bloco cirúrgico do Hospital Ana Nery. O empreendimento, que deve ser inaugurado em abril, conta com investimentos da Prefeitura e do Governo do Estado.