Início Geral Projeção | Aeroporto tem novo voo e planos na região

Projeção | Aeroporto tem novo voo e planos na região

Canela passa a ser novo destino da Azul e entidade solicita voo de Santa Cruz do Sul a São Paulo

Avião Cessna Caravan é o modelo utilizado pela Azul no município
Divulgação/Azul

Fabrício Goulart
[email protected]

O Aeroporto Luiz Beck da Silva, de Santa Cruz do Sul, desperta atenção na região. Com dois anos de operações da Azul Conecta, que ultrapassam já a marca de 430 voos entre Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, ele recebe novos investimentos. Recentemente, a empresa anunciou operações entre o município e a Serra Gaúcha. Além disso, comerciários e industriários se mobilizam para que Santa Cruz do Sul tenha voos diretos a São Paulo.

As viagens entre Santa Cruz do Sul e Canela acontecem nos domingos, segundas, quartas e sextas, com saída às 13h45min. Com isso, os voos para Porto Alegre, que antes eram diretos, agora têm escala na Serra. Os que partem da Capital para Santa Cruz seguem sendo diretos, e os valores variam de acordo com a antecipação da compra das passagens. Com mais antecedência, menor custo.

Mudanças nos horários deverão ocorrer a partir do dia 1° de novembro. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, as viagens à Capital – atualmente realizadas à tarde – acontecerão pela manhã, de forma a atender às demandas de agenda dos empreendedores da região. A mudança ocorre após reivindicação da entidade. Com isso, os voos partirão às 10h15min da manhã, com previsão de chegada às 11h. A empresa mantém rotas semanais com destino a Porto Alegre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Voos para São Paulo

Na visita de uma comitiva da Azul à ACI, na semana passada, foi ratificado o pleito por uma linha área, direta ou por conexão, de Santa Cruz para São Paulo. A solicitação considera a relevância da região dos Vales no cenário econômico do Estado. Conforme o presidente da ACI, Cesar Cechinato, Santa Cruz do Sul é o 5º PIB do Estado, está a mais 150 Km de Porto Alegre e ainda não tem uma linha área para São Paulo, diferente de outros municípios que estão, inclusive, mais próximos da Capital.

“Por sua posição geográfica estratégica, a cidade é o centro logístico do RS, e junto com os municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo concentram alguns dos principais setores da economia gaúcha”, destaca. O potencial turístico do município e da região também seriam beneficiados com a criação de uma rota comercial área para São Paulo, na opinião do diretor de Transportes e Logística da ACI, Cristiano Canez: “Essa é uma das possibilidades que se somam a outras, como por exemplo o transporte aéreo de cargas. Ambas as regiões têm um grande peso na economia do Estado e sediam importantes empresas que têm negócios no País e no mundo.”

Volkspark

O recente projeto sancionado pela prefeita, Helena Hermany, que prevê a construção do Volkspark, o Parque do Imigrante de Santa Cruz do Sul, pretende se beneficiar do movimento na região de Linha Santa Cruz. Embora esteja mais ligado aos visitantes dos finais de semana, que movimentam o bairro, ele também está focado na exploração dos atrativos da região. Idealizado junto à Granja Municipal, a iniciativa aguarda a apresentação de um projeto arquitetônico para o início das obras.