O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell (PL) promulgou nessa quarta-feira, dia 26, a Lei 8.477, de autoria do vereador João Cassepp (PSDB), que proíbe a veiculação de anúncios publicitários no viaduto Fritz e Frida.
Segundo Cassepp, fica proibida a colocação de qualquer tipo de publicidade ou propaganda no viaduto Fritz e Frida, nas alças laterais, muros de contenção, ajardinamento lateral e sua rótula localizada na parte inferior do viaduto, bem como na sua estrutura interna.
A lei destaca que a legislação não se aplica à existência ou futura instalação de painéis eletrônicos informativos de horário, temperatura e mensagens educativas e também presente lei não abrange a publicidade e propaganda instaladas em prédios e terrenos privados próximos ao viaduto Fritz e Frida.
Segundo o vereador o objetivo é deixar o viaduto Fritz e Frida e suas alças laterais sem poluição visual, contribuindo para melhor visibilidade e não oferecer desatenção aos motoristas que circulam pelo local.
“Queremos evitar que o local seja utilizado publicidade. Indicamos também para que seja construído um Centro de Informações Turísticas ao lado dos bonecos Fritz e Frida, com banheiro e um espaço para que se possa fazer a divulgação do próprio município. Das potencialidades turísticas e econômicas da cidade”, observou.
A lei, segundo Cassepp, não pretende proibir a mesma em espaços privados, como chegou a ser comentado nas redes sociais. “Não seria tão irresponsável para legislar em cima do que é privado. Hoje o viaduto Fritz e Frida virou uma referência de Santa Cruz do Sul para o Rio Grande do Sul e é fundamental se dar uma estrutura melhor também em termos de divulgação turística”, salienta.