Início Geral Programação da Semana Lilás da Mulher comemora a data para elas

Programação da Semana Lilás da Mulher comemora a data para elas

Everson Boeck – [email protected]

Muitas atividades celebrarão o Dia Internacional da Mulher, durante a Semana Lilás da Mulher, que será realizada de 3 a 11 de março em Santa Cruz do Sul. A abertura oficial do evento aconteceu ontem, às 9 horas da manhã, na Câmara Municipal de Vereadores, e contou com a presença de autoridades femininas e representantes mulheres de entidades do município. Após os pronunciamentos o público foi contemplado com a palestra ministrada pela representante do Governo estadual, Giovanna Vargas, Diretora do Departamento de Relações do Trabalho, a qual falou sobre autonomia para as mulheres gaúchas. Ela expôs dados e informações revelando que já houve muitos avanços na sociedade e nos direitos das mulheres, porém ainda há questões a serem superadas como a diferença salarial.

Rolf Steinhaus

Proteção conta violência é um dos focas da Semana

Segundo a Diretora para Assuntos da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social, Zoraia Pereira, a programação da Semana Lilás da Mulher, além de comemorar o sexo feminino, tem como principal objetivo realizar ações que oportunizem um espaço para discussão e reflexão com a promoção de debates, espaços de diálogo, palestras e outros. “Temos que trabalhar com as mulheres, além do lado festivo, a prevenção, o conhecimento, o autoconhecimento, a autoestima, a motivação e o encorajamento”, considera.
Além disso, Zoraia ressalta que o foco principal do evento estará na luta pela não violência contra a mulher em Santa Cruz, inclusão das mulheres no mercado de trabalho, capacitação e empregabilidade e conhecimento sobre seus direitos e deveres: Lei Maria da Penha, auxílio da rede de proteção a mulher com a Escuta Humanizada e encaminhamentos. “A maioria das mulheres não conhece a lei que foi criada para protegê-las. Elas precisam entender que no município existe toda uma rede estruturada para isso. A Semana é uma oportunidade para que adolescentes e mulheres tenham conhecimento de seus direitos”, sublinha.
As atividades são organizadas e coordenadas por uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria para Assuntos da Mulher e CREAS, Secretarias Municipais, Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Stadtbus, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Cemas, entre outras profissionais que desenvolveram trabalhos de autoestima da mulher, como cabeleireiras, manicures, pedicures, psicólogas, ervateira, assistentes sociais e artesãs.
A Prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes, uma das 418 mulheres que estão no comando em municípios brasileiros – segundo o IBGE – destaca a importância da Semana Lilás. “Atualmente, nós mulheres já estamos ocupando um espaço que passamos muito tempo buscando, como estar a frente de prefeituras, de empresas, de câmaras de vereadores e até do País. Entretanto, ainda falta muito a fazer, por isso a discussão não pode parar. Temos muito a comemorar sim, mas precisamos aproveitar esta semana também para refletir”, pontua.

Rolf Steinhaus

A abertura oficial do evento aconteceu ontem, às 9 horas da manhã, na Câmara Municipal de Vereadores

CASA DE PASSAGEM PARA A MULHER
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Núbia Bruch, explica que a Casa de Passagem, parte do CREAS, está prevista dentro das políticas públicas para auxiliar a proteção da mulher quando ela requer a Lei Maria da Penha. “Existe o atrito, a agressão e normalmente ela foge do local. Para onde ela iria? Este abrigo para a mulher vítima de violência serve para que ela fique protegida durante o período em que tramita o registro da ocorrência na Polícia Civil, na Delegacia da Mulher e seu encaminhamento para o Judiciário apreciar. Tudo isso demora alguns dias e nem sempre o homem é rapidamente encontrado para ser intimado”, afirma.
Núbia salienta que a Lei Maria da Penha veio para fortalecer a permanência da mulher na sua casa e retirar o agressor. “A Casa de Passagem, que há aproximadamente seis meses não funciona mais junto à Casa da Cidadania, acolhe mulheres e seus filhos até que eles possam voltar ao lar”, explica.
A secretária destaca que estas ações demonstram a qualificação do serviço público em Santa Cruz do Sul. “Com muito orgulho eu agradeço à prefeita Kelly pela oportunidade por assumir uma pasta tão importante e fazer parte deste trabalho. Contudo eu presto contas à comunidade declarando que a Secretaria de Desenvolvimento Social está desenvolvendo seu papel frente à vulnerabilidade e resgatando a cidadania de pessoas que sequer acreditavam em si, e estamos conquistando excelentes resultados”, garante.

O PORQUÊ DO LILÁS
O lilás é a cor símbolo da semana da mulher, especialmente por ser uma cor entre o vermelho e o azul, o que representa respectivamente a mulher e o homem. Mas também está ligado com o dia 08 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Mas antes da greve, elas estavam trabalhando em tecidos da cor lilás.