A propriedade da família Haas, em Linha Hansel, Venâncio Aires, sediou na manhã desta quarta-feira, 11, o lançamento do Programa Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco. Na ocasião, os representantes da Souza Cruz, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande de Sul (Farsul) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a execução do programa no estado.
Desenvolvido há 27 anos pela Souza Cruz, o programa objetiva incentivar o plantio de grãos após a colheita do tabaco como forma de diversificar a propriedade, aumentar a renda do produtor e contribuir para a preservação do meio ambiente. “Através desta ação procuramos o compartilhamento de valores com a comunidade gaúcha e garantir a sustentabilidade, através da ampliação da diversificação de atividades e da maximização da rentabilidade nas pequenas propriedades rurais”, destacou o diretor do Departamento de Fumo da Souza Cruz, Dimar Frozza, durante o lançamento.
A cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, do diretor Administrativo da Farsul, Francisco Lineu Schardong, do superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, do deputado estadual Heitor Schuch, representando a Assembleia Legislativa, e do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, entre outras autoridades locais e regionais e produtores integrados da Souza Cruz. Após a assinatura da parceria, os convidados foram recepcionados para um almoço no ginásio da comunidade de Linha Hansel.
EXPECTATIVA
Mesmo com a estiagem que está prejudicando a agricultura gaúcha, a expectativa do Programa Milho e Feijão Após a Colheita do Tabaco é envolver cerca de 26 mil produtores do Rio Grande do Sul, em mais de 300 municípios. “Esperamos que essa iniciativa possa beneficiar não somente os produtores do Sistema Integrado de Produção de Tabaco, mas também a agricultura familiar gaúcha em geral, contribuindo para uma maior produção de alimentos e grãos e incrementando a qualidade de vida e a satisfação destas famílias”, completou Frozza.
Rolf Steinhaus
Em Venâncio, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para o Programa Milho & Feijão