Início Educação Professores rejeitam proposta de Tarso sobre o Piso

Professores rejeitam proposta de Tarso sobre o Piso

EVERSON BOECK
[email protected]

Em assembleia regional realizada quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, pelo 18° Núcleo do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) os educadores da região rejeitaram proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo estadual semana passada, recentemente enviada à Assembleia Legislativa em regime de urgência. A categoria, na região, aprovou a proposta pré-estabelecida pelo sindicato, a qual será posta em votação em nível estadual hoje, durante a Assembleia Geral, que acontece às 14 horas, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Conforme a diretora do 18° Núcleo, Miriam Neumann Trindade, nesta nova proposta, ao contrário da apresentada por Tarso, os índices devem ser aplicados também para os funcionários de escola e a negociação do reajuste relativo a 2012 e 2013 fica para a Campanha Salarial do próximo ano. “O calendário para pagamento do Piso apresentado pelo governo pagaria, até o fevereiro de 2013, R$ 903,78 para um professor com categoria de nível superior que cumpre 20h/semanais, menos que determina a Lei do Piso de 2011, que estipula o valor de R$ 1.098,31 para este mesmo profissional. O que nós queremos é negociar para este ano o valor do Piso relativo a 2011”, considera.
O governo do estado apresenta uma proposta de aumento de 9,84% em maio, de 6,08% em novembro e de 6% em fevereiro de 2013. Já o Cpers sugere o pagamento de 19% em maio, 14% em agosto e 10,64% em novembro.

ROLF STEINHAUS

Em assembleia regional na Câmara de Vereadores, professores rejeitaram a proposta apresentada pelo governo estadual