Alyne Motta
[email protected]
Dialogar com a educação através da comédia. Esse é o tema central da peça “O professor pelado”, que será encenada no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul. Encenada pelo pedagogo, ator e diretor teatral Rodrigo Ribeiro, a peça utiliza expressões informais, transmitindo mensagens de incentivo.
“Ao desnudar-me das morais petrificadas nas velhas roupas de professor, contando minha intimidade e como fiz para ousar e superar, espero semear uma cultura de conquistas, promovendo um convívio construtivo entre os entes da educação”, explica Rodrigo, que é santa-cruzense.
A peça aborda situações vividas pelo ator no decorrer de sua vida, nas quais ele teve que agir com a consciência de seus sonhos pessoais e profissionais e ousar para alcançar seus ideais. De acordo com Ribeiro, um dos objetivos de “O professor pelado” é quebrar conceitos e estereótipos.
De acordo com o pedagogo, a primeira reação das pessoas menos conservadoras é dar uma gargalhada, enquanto que as mais conservadoras se fecham. “Precisamos enfrentar algumas das barreiras mais simples que são as do preconceito”, acredita Rodrigo. Um dos diferenciais da peça é o público participando do espetáculo junto ao “professor pelado”.
A história
A peça tem 50 minutos e retrata a vida de um menino sonhador, incompreendido pelos pais, pelos professores, pela sociedade, que um certo dia foge de casa em busca de seu sonho. Enfrenta desafios, mas ousa e então realiza-se, tornando-se ator, diretor e professor de teatro, depois pedagogo.
Em Santa Cruz do Sul, as apresentações acontecem entre os dias 8 e 10 de novembro, às 9h, 15h e 20h, no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest (Galvão Costa, 755). Os ingressos custam R$ 20,00, sendo que professores e estudantes pagam meia entrada. Professores em horário de aula não pagam e alunos pagam R$ 5,00. Informações pelo fone (51) 8140-5063.