A indicação para a implantação do Projeto Brasil em Campo foi aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, realizada na segunda feira, 8. A autoria é do vereador Cleber dos Santos Pereira (DEM), que utilizou a Tribuna para apresentar a comunidade o Brasil em Campo, uma iniciativa inédita de incentivo à prática de esportes no país.
Professor Cleber explicou tratar-se de uma parceria entre os governos federal e local, que deve render para o Município uma moderna estrutura esportiva e paradesportiva, com livre acesso a toda a população. “Nosso gabinete já fez os primeiros contatos com a assessoria do ministro Onyx Lorenzoni (DEM) do Ministério da Cidadania e recebemos sinal verde para ir adiante com a implantação do Brasil em Campo. Protocolei uma indicação aqui na casa para apresentar a ideia ao Executivo Municipal, mas informalmente soube que a Prefeita Helena se mostrou interessada em trazer o projeto para nossa cidade”, comentou Cleber.
Em seu pronunciamento, ressaltou a importância do programa Brasil em Campo, especialmente por se tratar de parcerias envolvendo Município e Governo Federal. A implantação do projeto incentiva o desenvolvimento da cidade, a democratização ao acesso a políticas públicas e a promoção da cidadania e bem estar. “Nesse espaço haverá benefícios diretos a população através do esporte, afastando jovens das drogas, possibilitando encontros comunitários e outras atividades que envolvem as famílias, atividade escolar, convívio comunitário, estímulo à convivência de idosos, inclusão social, disputa e competição, garimpagem de novos talentos, ou seja, ele tem uma grande amplitude. Por isso temos o interesse imediato em aderir ao programa para implantar as novas estruturas, que ficam prontas num prazo de apenas 100 dias a contar do inicio da obra’’, finalizou o Professor Cleber.
O projeto
Para a construção de uma unidade do Brasil em Campo, os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura, que custará cerca de R$ 1,2 milhão, será feita com verbas de emendas parlamentares e de responsabilidade do Ministério da Cidadania, que estima a conclusão das obras 100 dias após seu início.
Concluído, o projeto ficará a cargo das gestões locais e empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado. Ao final do contrato, a princípio de cinco anos, o Governo Federal realizará uma inspeção e, caso o equipamento esteja em perfeito estado de conservação, a União transfere-o totalmente para o município ou estado.
Cada unidade do Brasil em Campo contará com um campo de futebol oficial de 105m x 68m com grama sintética; três quadras poliesportivas; uma pista oficial de atletismo; uma cancha de bocha paraolímpica; duas quadras de areia; uma academia ao ar livre; uma área para recreação infantil; um pórtico de entrada; um vestiário feminino e um masculino; um módulo para administração; um módulo para lanchonete; e um módulo para loja.