O Ministério Público do Trabalho, por meio da procuradora Fernanda Estrela Guimarães, participou na terça-feira, 6, das comemorações pelos 10 anos da Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Umrest) de Santa Cruz do Sul. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e parte integrante da política de Saúde do Trabalhador, que visa um conjunto de ações de promoção, de prevenção, de vigilância e de assistência, a Umrest é um serviço especializado em atender agravos de saúde relacionados ao trabalho, dentro do princípio de atenção integral à saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).
No evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a procuradora proferiu palestra no painel “Saúde do trabalhador – Perspectivas para o futuro” e ressaltou, entre outros pontos, a importância de a política nacional de saúde ao trabalhador abarcar, na atualidade, os poderes municipais. Para a procuradora, “essa capilarização da estrutura na área de saúde do trabalho é estratégica. Em matéria de acidente de trabalho, o trabalhador é peça chave e precisa participar do processo de avaliação e do controle dos riscos de trabalho. E somente no âmbito municipal esse acompanhamento é possível”.
Na cerimônia, também estiveram presentes autoridades da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, representantes dos centros de referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, da própria Umrest, profissionais da área de saúde, estudantes e usuários das unidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS)