Início Cultura Procissão das Criaturas | Uma noite para despertar a criatividade que habita...

Procissão das Criaturas | Uma noite para despertar a criatividade que habita cada ser

Procissão das Criaturas há 10 anos enfatiza a cultura em Santa Cruz

Criatividade não faltará em mais uma edição
Fotos: Juju Stramar

Ana Souza
[email protected]

Entre monstros, fadas, personagens de desenhos animados, cosplayers e muito mais, Santa Cruz viverá mais uma edição da Procissão das Criaturas. Eles invadirão a Marechal Floriano na noite de sábado, 23, trazendo a essência do evento que completa este ano sua 10ª edição. Em 2023, a Prefeitura Municipal registrou a participação de 50 mil pessoas. Numa estimativa realizada pela primeira vez em 2022, entre organização e empresários locais, a média de receita para o município, distribuída entre os segmentos de hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, foi superior a R$ 1 milhão.
O desfile contará com algumas novidades, entre elas uma dança coletiva, onde o público vai poder participar. O Studio Jef’s e a Procissão das Criaturas, estão juntos nessa iniciativa. O Studio criou uma coreografia inspirada na música Thriller, do pop star Michael Jackson. Qualquer pessoa fantasiada vai poder participar. “Quem acompanha a Procissão desde o início sabe que essa música nunca ficou de fora de nenhuma edição”, relembra Ana Luisa de Lara, uma das organizadoras do evento.
Outra novidade deste ano será o lançamento da grife de roupas Procissão das Criaturas, em comemoração aos 10 anos. “Além de três estampas inéditas, também será relançada a camiseta da primeira edição. A criação ficou a cargo do artista Alexandre Machado, que também desenvolveu a arte de todas as camisetas do evento. A Contraste Impressão Digital e Serigrafia é a responsável pela confecção das peças”, explica Eduardo Dalla Costa, organizador.
Assim como nas edições anteriores, o evento realizará uma ação social. A entidade apoiada da vez será a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame). A instituição estará recebendo doações de alimentos não perecíveis em um ponto de coleta no evento, na Praça Getúlio Vargas, a partir das 18 horas. A Procissão das Criaturas tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Medlive e Clip Graffite. O apoio é da Unimed VTRP e Charrua Hotel. A realização é de Dalla Costa Brothers e Ana CriaTudo.

Programação geral

Sábado, 23 de novembro
18h: concentração
20h: desfile
Local: Praça da Catedral
Importante:
O evento não realiza e não é responsável por festas de qualquer tipo.
A Procissão das Criaturas realiza apenas desfile e encerra antes das 22h.
Cuidados extras organizados pelo evento:

  • Socorristas: grupo de socorristas especialmente contratados com a coordenação do médico que integra a equipe.
  • Ambulâncias: os veículos estarão disponíveis na Floriano a partir das 18h.
  • Segurança privada: contratada para dar suporte às esquipes de segurança municipal.
  • Limpeza: conteiners adicionais ao longo das quadras da Floriano e serviço de recolhimento de lixo.
  • Sonorização: orientação especial para a redução do som na passagem pelo hospital.
  • Dindinho do desfile: preferencial para gestantes, pais com crianças de colo, idosos e PCD’s. Dispõe de intérpretes de libras e monitores para outras síndromes.
    Bloqueios:
  • Das 5h-22h: estacionamento na Floriano, lado esquerdo (sentido bairro-centro) bloqueado entre as esquinas das ruas Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos.
  • Das 5h-22h: rua Ramiro Barcelos (via que faz lateral à praça da Catedral), bloqueada entre as esquinas das ruas Mal Deodoro e Mal. Floriano.
  • A partir das 16h: bloqueio total da rua Marechal Floriano, entre as ruas Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos.
  • A partir das 16h: bloqueio total da rua Ramiro Barcelos, entre as ruas Mal Deodoro e Mal. Floriano.
    (Exceção para eventos na Catedral).
  • A partir das 17h: bloqueio total da rua Marechal Floriano, entre as ruas Pinheiro Machado e Galvão Costa.
    (Exceção para acesso ao hospital).