Fabricio Goulart
[email protected]
A nona edição da Procissão das Criaturas acontece neste sábado, dia 28, com expectativa de público de 65 mil pessoas. Inspiradas em personagens da cultura pop e do Dia das Bruxas, as criaturas completarão o trajeto pela Rua Marechal Floriano até o Monumento ao Imigrante. A concentração para o desfile temático, que este ano conta com 17 alas, acontece entre 18h e 20h, em frente à Catedral São João Batista.
Neste ano, ainda, outros dois eventos independentes, mas interligados, acontecem no mesmo dia. A Comic-Sul ocorre na Casa das Artes Regina Simonis, entre 10h e 18h. Trata-se de uma feira de quadrinhos que reúne ilustradores e quadrinistas. São planejadas também apresentações musicais, concurso cosplay e swordplay (embates medievais com réplica de espada.
O Ceva na Rua acontece a partir das 21h, na Praça da Bandeira, e é promovido pela Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul (Acersc). No local haverá foodtruks, cervejas artesanais, expositores e shows musicais. O evento tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com expectativa de atrair 20% a mais de público que o ano passado – em torno de 65 mil pessoas -, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, pelo segundo ano consecutivo é a principal patrocinadora da Procissão das Criaturas. “Somos muito gratos ao município por nos apoiar em mais esta edição. Ficamos felizes porque é um evento que movimento o comércio, os hotéis estão lotados, além de uma gama de fornecedores e serviços que acaba mobilizando na cidade”, disseram os organizadores, Eduardo Dalla Costa e Ana Luisa de Lara.
De acordo com Eduardo, o evento está atraindo pessoas de vários Estados do Brasil. “Pelas redes sociais percebemos que haverá uma grande adesão”, disse. Para que o evento transcorra com sucesso, e as pessoas possam se divertir com segurança, várias secretarias da prefeitura estão envolvidas, em especial a de Segurança e Mobilidade Urbana. Conforme o titular da pasta, Valmir José dos Reis, toda a estrutura necessária será colocada à disposição para que tudo transcorra dentro a normalidade.
O desfile, além das alas, contará com a presença de bloquinhos, o que é uma novidade neste ano. Outra novidade será a presença de três trios elétricos, um a mais que os anos anteriores, acompanhando toda a extensão do público.
Trânsito
O Departamento de Trânsito já definiu as alterações que ocorrerão na região central durante a realização do evento. Na Rua Marechal Floriano, não será permitido estacionar no paralelo, no trecho entre a Senador Pinheiro Machado até a Ramiro Barcelos, durante todo o dia de sábado. No mesmo período, será bloqueada a pista da direita da Ramiro Barcelos, quadra em frente a Catedral, entre a Marechal Deodoro e a Marechal Floriano. Já a Rua Julio de Castilhos, entre a Tenente Coronel Brito e a Floriano, será bloqueada às 13h30.
A partir das 17h30, a Floriano, entre a Senador e a Galvão Costa, será totalmente bloqueada. Inclusive, as ruas transversais a este trajeto serão bloqueadas no mesmo horário, com previsão de liberação às 21h30.
Mais informações sobre o evento podem ser conferidas pelo Instagram @procissaodascriaturas