Ana Souza
[email protected]
Falta pouco para as criaturas tomarem conta da Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul, com personagens de todos os universos, dos filmes e das séries. A oitava edição da tradicional Procissão das Criaturas é neste sábado, 29. O evento reúne adultos e crianças, enfim, famílias inteiras, numa verdadeira multidão integrada à magia. Com certeza haverá muita criatividade. E você, já separou sua fantasia? Não perca tempo!
A programação acontece na Praça Getúlio Vargas das 10 às 20 horas, em frente à Catedral São João Batista. Pela manhã, será realizada a Feira Cultural, que terá estrutura coberta de 1,8 mil metros quadrados e um atrativo especial às 11h20, quando circulará pelo espaço um dinossauro em tamanho real. A partir das 20 horas, há o Desfile Noturno com as mais diversas criaturas imagináveis. A saída será da esquina das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, e cortejo percorrerá quatro quadras, até a Praça da Bandeira.
Integrante do calendário de eventos de Santa Cruz do Sul e do Rio Grande do Sul, a Procissão das Criaturas é totalmente gratuita, destaca o organizador Eduardo Dalla Costa. “Além de chamarmos as pessoas para participar deste divertido evento, também convocamos todos para serem criaturas do bem e fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será recolhido pelo Grupo do Bem durante a feira cultural. Iremos unir a diversão com a solidariedade. Será um grande evento. Em 2019, tivemos a participação de 25 mil pessoas”, recorda.
Como tudo iniciou e se desenvolveu
Foi em 2014 que um grupo reduzido de pessoas fantasiadas passaram durante a noite pela Rua Marechal Floriano. Ano após outro, cada vez mais gente foi se somando à iniciativa. “Na época, fomos muito bem recebidos por quem que estava curtindo a noite nos bares e restaurantes, inclusive os empresários nos apoiaram. Em 2015, fizemos um projeto piloto baseado no que vivemos no ano anterior e também para sabermos se outras pessoas participariam”, lembra Eduardo Dalla Costa.
De um simples desfile, o evento se transformou em uma feira multicultural que encerra com o cortejo. “Na primeira edição, choveu e minutos antes parou. Havia nove pessoas embaixo de uma árvore se abrigando da chuva e, de repente, já estávamos com 400 participantes. O sucesso foi uma crescente e hoje temos uma sensação de pertencimento das pessoas junto ao evento”, comemora o organizador.
Costa frisa que pessoas de todas as idades participam, cada um com suas referências culturais. “São personagens de livros que as pessoas leram e filmes que viram. Todas as formas de autoconhecimento. É um projeto multicultural, democrático e orgânico. Nos anos 1990, nas aulas de Literatura, estudávamos e interpretávamos os livros através de produções de vídeos. O professor tinha uma mente muito aberta e permitia explorar a criatividade. No final de 90 ingressei em dois grupos de folclore alemão e me identifiquei com a ideia da manifestação cultural através da dança e também da vestimenta. Também fui coordenador de um grupo de folclore italiano. Esse foi o início para criarmos a Procissão das Criaturas”, lembra.
A preferência do organizador é por personagens que tentam deixar uma mensagem e trabalham com o coletivo. “Foi assim que fiz um dos personagens como primeiro cosplay, o Kakashi, da saga Naruto. Ele tem um reconhecimento incrível pelas crianças. Também pretendo fazer o Willy Wonka, da Fantástica Fábrica de Chocolate. Um dos personagens, o Jack Sparrow (de Piratas do Caribe), é fixo do projeto. Ele, além de participar da feira com contações de histórias, estará no trio elétrico animando a galera e convidando para interagir”, adianta Costa.
A Procissão das Criaturas atrai moradores de outros municípios do Estado. “Temos cerca de 25 cidades registradas, como Porto Alegre, Canoas, São Lepoldo, Caxias, Passo Fundo, Carazinho, Pelotas, Santa Maria, entre outras. O formato que oferecemos dá muito destaque à cultura. Este ano, o projeto recebe recursos da Lei de Incentivo Federal, com colaboração de diversas empresas. Temos oito patrocinadores e oito apoiadores. Precisamos, para as próximas edições, de um envolvimento maior da classe empresarial”, aponta o organizador, que estima reunir 30 mil pessoas no evento deste sábado.
O projeto Procissão das Criaturas tem realização de Eduardo Dalla Costa – Bureau de Ideias, está sendo financiado pela Lei de Incentivo Fiscal Federal, Pronac 202214, do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana auxiliará na logística do trânsito durante o evento.
Festa & Fantasia tem diversos artigos temáticos
Débora Dumke
[email protected]
A loja Festa & Fantasia, situada na Rua 28 de Setembro, 502, sala 2, no centro de Santa Cruz do Sul, atua no mercado há 18 anos e possui uma infinidade de artigos para a Procissão das Criatura e o Halloween. Entre os materiais, há tecidos em TNT específicos para a data, EVA, tule, cetim e malha.
Conta também com fantasias para aluguel e venda para adultos e crianças, chapéus de bruxas, tiaras de modelos diversos, véu e buquê de noiva cadáver, além de baldinhos, teias de aranha, balas e pirulitos. As formas de pagamento são à vista, crédito, débito e pix, sendo negociáveis.