Início Geral Primeiro palheiro totalmente biodegradável do Brasil sairá de Santa Cruz do Sul

Primeiro palheiro totalmente biodegradável do Brasil sairá de Santa Cruz do Sul

Japan Tobacco International (JTI) inicia a produção do palheiro Natural American Spirit e entra no mercado nacional dessa categoria de cigarro

Foto: Divulgação / JTI

A fábrica de cigarros da JTI, instalada em Santa Cruz do Sul e a primeira da multinacional na América do Sul, inicia na semana de 11 de janeiro a produção do cigarro palheiro da Natural American Spirit (NAS). A marca de origem norte-americana nascida em 1982 tem a proposta de oferecer um tabaco de qualidade na sua forma mais natural possível.

A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi anunciada em setembro de 2020, quando a empresa abriu mais de 50 vagas de trabalho para a linha de produção do palheiro NAS. Respeitando a tradição do cigarro de palha brasileiro, o processo produtivo será na maior parte feito à mão por artesãos treinados que integrarão o quadro de novos colaboradores JTI.

A cadeia produtiva do palheiro NAS está alinhada ao ideal da marca de liderar a indústria não somente na comercialização de tabaco premium, mas também em práticas agrícolas e produtivas responsáveis. “A palha de milho é produzida por pequenos produtores brasileiros, e o anel que mantém o cigarro enrolado é biodegradável, pois usamos segmentos de canudos de papel como matéria-prima; e aqui está um dos principais diferenciais em relação a outros produtos do setor que são fabricados no Brasil”, explica Daniel Alvares, gerente da marca no Brasil.

Como a primeira marca a produzir palheiro biodegradável no Brasil, a JTI espera se consolidar em um nicho de mercado em crescimento, sobretudo em grandes centros urbanos. “O consumidor está cada vez mais interessado em consumir um produto de boa qualidade e cuja cadeia de produção seja responsável. Além disso, o cigarro de palha proporciona uma alternativa para fumantes adultos que buscam uma experiência diferente e original no consumo de tabaco”, complementa Valeska Gadelha, diretora de Marketing.

A JTI começa o ano com novidades e investindo na sua expansão no país. “Nosso portfólio agora está ainda mais completo: além de Camel – na arena de sabor e satisfação – e Winston, que proporciona a melhor qualidade no custo-benefício, contamos com a marca Natural American Spirit para os consumidores que buscam produtos mais naturais associados à sustentabilidade da cadeia produtiva. O mercado de palheiro é muito informal, e esta é uma oportunidade de oferecer um produto de qualidade garantida para os consumidores”, afirma a diretora.

Inicialmente, o palheiro NAS estará disponível para comercialização ao público adulto apenas nos pontos de venda de São Paulo para depois ser expandido a outros Estados.