Início Sem categoria Primeiro Desfile atrai cerca de 30 mil pessoas

Primeiro Desfile atrai cerca de 30 mil pessoas

Os visitantes da 32ª Oktoberfest foram presenteados com um belo domingo de sol para assistir ao primeiro Desfile Temático. A parada, que aconteceu na manhã deste domingo, 9 de outubro, atraiu cerca de 30 mil pessoas ao centro da cidade. Inspirada no tema desta edição da festa, Saberes e Sabores da Tradição Alemã, a atração trouxe a alegria e diversão dos mais de 1,7 mil figurantes e oito carros alegóricos, o que demostrou o verdadeiro espírito do evento.

“Um dos maiores públicos que já tivemos nos últimos anos, o que confirma o desfile como uma das nossas principais atrações. Quem não conseguiu assistir ainda terá mais duas oportunidades, nos dias 12 e 16 de outubro”, ressaltou o coordenador de Desfiles, João Goerck.

O desfile deste domingo foi aberto pela Banda Marcial da Escola Santa Cruz, seguida das recepcionistas, que têm a missão de bem receber os visitantes durante os 12 dias de festa. Logo depois, a Coordenação Executiva da 32ª Oktoberfest e os colaboradores da Associação de Entidades Empresariais (Assemp) – organizadora do evento junto ao Poder Público Municipal – desfilaram com a presença do presidente da festa, Adilson Schuenke, e demais voluntários.

A família símbolo da Oktoberfest trouxe alegria para o desfile, sem esquecer do tradicional beijo

Nesta edição, a Fubica do Fritz trouxe ao volante o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, acompanhado da vice-prefeita Helena Hermany e do ex-prefeito, Arno Frantz. O primeiro carro alegórico chamado Família trouxe os símbolos da Festa da Alegria, o casal Fritz e Frida e os filhos Max e Milli.

Como representação do saberes, o segundo carro intitulado A Escola fez uma homenagem à educação, antes dele um livro gigante fez jus ao conhecimento trazido pelos antepassados nos primeiros livros de ensino das colônias. Entre a passagem destas alegorias destaque para a empresa Mor, a bicicleta coletiva Zig Zag Zug com patrocínio do Lions Aliança, a Escola de Língua Alemã Auf Gut Deutsh, a EMEI Pingo de Gente, o grupo de Danças Alemãs Sonnenschein – da EMEF Dona Leopoldina, de Linha João Alves -, Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), Coral da Afubra, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc).

O terceiro carro com o título A Igreja contou sobre a organização das famílias nas comunidades religiosas e do local destinado às confraternizações e propagação dos saberes da cultura alemã. A quarta alegoria trouxe a representação do carinho, da alegria e da beleza com a presença das Soberanas da 32ª Oktoberfest – Rainha Cíntia Aline Regert e as Princesas Ana Carolina Lau e Aíscha Garcia Schlittler.

A rainha Cíntia (C) acompanhada das princesas Ana Carolina (E) e Aischa (D) esbanjaram alegria

Em seguida, as ex-Soberanas embelezaram ainda mais a parada, junto com as demais participações da Souza Cruz, Spengler, Belfaactus Seguros, Associação Atlética Pioneer, Equipe de Eisstocksport, Centro Cultural 25 de Julho e Associação dos Grupos de Terceira Idade de Santa Cruz do Sul.

A quinta alegoria, chamada de Culinária, demonstrou o respeito e a importância das pessoas de mais idade presentes no seio das famílias, que repassaram de geração em geração tantas receitas de gostosuras. O sexto carro Cucas e Integração não poderia faltar no desfile, com a tradicional distribuição da iguaria para os visitantes. A Cerveja Artesanal era o título do sétimo carro, que representou um saber presente nas mentes e habilidades dos antepassados em produzir sua própria cerveja.

Entre as passagens, destaque para Universal Leaf Tabacos, Comunidade de Linha Santa Cruz, Secretaria Municipal da Saúde, Rotary, Excelsior, Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, Associação Atlética Philip Morris e Santa Ciclismo.

Um grande público esteve na rua Marechal Floriano para acompanhar o desfile temático

Já o Bierwagen (carro do chope) fechou o primeiro desfile da Festa da Alegria, que tem mais duas edições na próxima quarta-feira, 12, e no domingo, 16, às 10h30, na Rua Marechal Floriano. Entre todas as alas que desfilaram o grande destaque ficou por conta das dezenas de bandinhas típicas, que mostraram o melhor da música alemã, um verdadeiro convite à diversão em ritmo de alegria.

“Com certeza, quem assistiu ao primeiro desfile se divertiu muito e levou boas recordações da nossa cidade e da nossa Oktoberfest”, ressaltou o presidente da 32ª Oktoberfest, Adilson Schuenke. Neste ano, os carros alegóricos foram criados e confeccionados pelo artista Sergio Ávila e equipe. A parada desta manhã ainda foi transmitida ao vivo na fanpage do evento, com locução do jornalista Sandro Viana e comentários do professor Nestor Raschen.