Por: Ricardo Gais
[email protected]
A estação mais florida do ano tem hora e dia marcado para começar. Nesta terça-feira, 22, às 10h31 o inverno se despede para que a primavera chegue. A estação segue até as 7h02 do dia 21 de dezembro, quando inicia o verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como “primeiro verão”.
Neste ano, a primavera chega com influência do fenômeno La Niña, que desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperaturas abaixo da média. De acordo com o Climatempo, o resfriamento que caracteriza o fenômeno modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A expectativa é de que o La Niña seja fraco e de curta duração.
No Rio Grande do Sul o fenômeno La Niña, mesmo fraco, atua no sentido de reduzir a condição para chuva e as frentes frias no Sul do país, que tendem a passar rapidamente sobre o Estado deixando o ar seco. Conforme o Climatempo, de todos os meses da primavera, outubro é o que mais registrará chuva. Já nos meses de novembro e dezembro a chuva deverá ficar abaixo da média é há risco de estiagem na região.
Os primeiros dias de primavera em Santa Cruz serão marcados pela predominação do sol e as temperaturas mínimas devem variar entre 10°C e 17°C. Já as máximas irão variar entre 21°C e 31°C. A tendência é de que pancadas de chuva ocorram na região neste fim de semana.