Início Religião Previsões 2017: Ano será promissor e de notícias boas

Previsões 2017: Ano será promissor e de notícias boas

Um ano regido por quatro orixás, Oxalá (no sincretismo católico Jesus Cristo), Yemanjá (Nossa Senhora dos Navegantes), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Bará (Santo Antônio). Da mesma forma que 2016, o ano de 2017 será de limpeza, além de dar ênfase para a comunicação e a união entre as famílias. “Os orixás querem uma reestrutura familiar e de trabalho. São anjos de guarda que primam pela disciplina e querem que tudo siga a ordem de hierarquia, ou seja, pai, mãe e filho. Nos dias de hoje existem filhos que querem exercer papel de pai nas famílias, mandando mais que seus genitores”, enfatiza o babalorixá Pai Antônio de Ogum, do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum.

No sincretismo os orixás representam Jesus Cristo (Oxalá), Nossa Senhora dos Navegantes (Yemanjá), Nossa Senhora da Conceição (Oxum) e Santo Antônio (Bará). O ano será de limpeza, ou seja, haverá enchentes novamente, assim como em 2016, e o clima quente que sentimos nos últimos dias já demonstra que viveremos momentos semelhantes ao ano que passou. “A terra está muito aquecida e se torna necessário resfriá-la, sendo Yemanjá, orixá dos mares, teremos novamente as enxurradas que simbolizam a limpeza, a purificação. Existe a falta de cuidados com a Mãe Terra e por isso os orixás, que são espíritos de luz e que simbolizam a Natureza, buscam cobrar por esta proteção ao nosso planeta.”

Conforme os búzios, a partir do meio do ano haverá uma movimentação positiva para Santa Cruz do Sul, quando as engrenagens começam a se movimentar novamente. “Com a regência também de Bará, orixá dos negócios e da movimentação, haverá um desenvolvimento. Todo o eixo político e financeiro retomam força e as engrenagens começam a andar novamente. O ano será promissor mas, deverá haver uma limpeza para que tudo ocorra da forma correta.”

O que vem por aí?

O ano de 2017 será de limpeza, comunicação e união entre as famílias

Santa Cruz do Sul

Assim como noticiado no final de 2016, a vinda de um hotel para o município, a cidade terá mais crescimento com a instalação de novas empresas. Haverá mais geração de empregos, pois Santa Cruz do Sul está na rota do desenvolvimento. “Através do governo Telmo Kirst haverá um alinhamento para a cidade, com prosperidade e grande luz. O carro-chefe, o tabaco, perderá um pouco da forças mas, as lideranças buscarão auxílio para os fumicultores e que estes possam seguir com a cultura do tabaco”, destaca o babalorixá.

Brasil e Estado

Nosso país, segundo os búzios, também terá crescimento, não tanto quanto o esperado, pois assim como regem os orixás será feito uma limpeza da ‘casa’ necessária para a reorganização. Falta confiança de investidores para o Brasil e com isso se instalou a crise e com ela a má distribuição de valores e reflexos para o Estado durante o ano que passou. “Haverá um crescimento lento, o país cresce e aleatoriamente o Estado, mas tudo será aos poucos. O Rio Grande do Sul acertará seu eixo na questão de economia.”

Dilma Rousseff

O ano foi marcado na área da política pelo afastamento da então presidente Dilma Rousseff. Os búzios indicam o retorno de Dilma para a política. “Ela foi exonerada do cargo, mas se o povo olhar bem ao fundo ela voltaria ao poder. Nas próximas eleições, daqui a dois anos, haverá candidatos de peso nas disputas eleitorais.”

Governo Telmo

Uma grande vitória marcou as eleições 2016 em Santa Cruz do Sul. Telmo Kirst foi reeleito prefeito com a margem de mais de 10 mil votos de diferença para o segundo colocado, Sérgio Moraes. “As cores dos orixás que regeram 2016 eram azul e branco e, este ano novamente são estas cores. As cores influenciam porque os anjos de guarda estão juntos. O prefeito Telmo Kirst está fazendo a coisa certa. Seu governo poderá enfrentar truculências no meio do ano, deverá saber coordenar esta situação.”

A leitura dos búzios também chamam a atenção para os cuidados com a saúde do prefeito. “Deverá ter uma atenção mais especial com sua saúde, se cuidar como deveria e ter mais disciplina na sua vida pessoal.”

Segurança e violência

Há poucos dias vimos estampados nos noticiários a morte de um ambulante em São Paulo. Por todos os cantos do país notícias como estas aconteceram, mostrando a violência contra o ser humano e a falta de segurança. “Deverá haver uma estabilidade entre os membros da família. As pessoas devem ter uma boa estrutura e a segurança de um lar para que novamente estes fatos não ocorram ao longo de 2017. O ano será marcado com momentos de violência enquanto o ser humano não entender que deverá existir o respeito que vem de casa e, posteriormente levá-lo este para as ruas e a vida cotidiana.”

Perdas

No final do ano uma grande tragédia deixou a população de todo o país entristecida. A queda de um avião vitimou a equipe de futebol do Chapecoense, somente seis pessoas sobreviveram ao trágico acidente. “Este ano haverá novamente tragédias neste sentido. A ganância e a falta de humanismo vitimará mais pessoas. Foram vidas que foram embora que poderiam dar mais alegrias do que dinheiro. Eles seriam vitoriosos. Foi um erro do ser humano e a mesma questão poderá trazer tragédias como essa se o ser humano não for um pouco mais racional e menos ganancioso.”

Famosos

Perdas de pessoas famosas ocorrerão ao longo do ano, ou seja de forma natural ou por acidentes. “Existem pessoas que são famosos dentro de nossas famílias e que não são televisivas. Elas saem de cena deixando mais saudades do que um artista. Irá continuar tendo esta leva, muitos sairão de cena em 2017. A maioria das pessoas não estão vivendo por viver mas, sim, para ganhar dinheiro.”

Ave-Cruz

“Muitos acham que os religiosos não entendem de futebol mas, não podemos esquecer que o futebol veio da Grécia Antiga e lá eram os deuses que reinavam. Eles tinham fé e apostavam que venceriam. Falta para o Avenida e o Santa Cruz a força de vontade de lutar e vencer, falta entrosamento nas equipes. Deverá haver respeito e não críticas, pois hoje há muito estrelismo e falta para ambos a busca de espiritualidade interior. Se assim ocorrer, haverá conquistas para ambos.”

Dupla Gre-Nal

Assim como revelaram as previsões de 2016 o Grêmio entrou o ano em uma situação difícil e acabou sendo aclamado como vencedor. “Novamente será mais favorável para o Tricolor, por ser uma das cores o azul. Mas, a vitória não virá no ‘já ganhei’, tem que haver humildade.  O Inter encontrará a saída pois o vermelho de Bará também dará chance para o Colorado que sairá da zona de rebaixamento para conquistas maiores.”

 

Os Orixás regentes e suas características

OXALÁ –  Orixá da paz

Oxalá é o Orixá diretamente ligado à criação do mundo. Orixá que rege os seres humanos, representa a paz, calma e sabedoria. Conhecido como Orixá funfun ( detentor da cor branca).

Cor: branco

Números: 6,12,32

Dia da semana: Domingo

Símbolo: Pomba branca representando a paz e Cajado representando o poder da ancestralidade

Sincretismo: Jesus Cristo

Saudação: Epa Babá

 

YEMANJÁ – Orixá dos mares

Um dos Orixás mais conhecidos no Brasil, Yemanjá é a grande mãe do panteão africano, o espelho do mundo. Rege a cabeça dos homens e seus pensamentos. Protetora das famílias, tem um papel primordial na criação junto com Oxalá, sendo ele o grande pai do universo e ela, a mãe.

Cor: azul-claro, cristal

Números: 8,16,24

Dia da semana: sexta-feira

Símbolo: Espelho, peixes, estrelas, objetos que remetem à beleza e realeza do oceano

Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes

Saudação: Odô Yá

 

OXUM – Orixá do amor

Oxum é a deusa das águas doces, mãe do amor e da fertilidade. Protetora das crianças, considerada também deusa da beleza e do poder feminino. É o grande útero do universo. Dona da vida, pois representa as águas doces.

Cor: amarelo-ouro

Números: 8,16,24

Dia da semana: sábado

Símbolo: Espelho, representando a beleza e poder feminino

Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição

Saudação: Ora Yeye O

 

BARÁ AJELÚ – Orixá da comunicação

É o orixá que representa a comunicação entre os homens e as divindades e é aquele que abre os caminhos. Traz a chave nas mãos, simbolizando o “guardião de todas as portas” e é responsável pelo bom andamento dos negócios e tudo que se relaciona a dinheiro. Em sua qualidade Ajelú, é o Bará que faz frente para os orixás das águas assim como Oxum, Yemanjá e Oxalá. Em suas oferendas, usa-se, além do azeite de dendê, o mel.

Cor: vermelho e dourado

Números: 7,14,21

Dia da semana: segunda-feira

Símbolo: Chave, simbolizando a abertura de portas e caminhos

Sincretismo: Santo Antônio

Saudação: Alúpo