Início Geral Prevenção do suicídio | Município abre programação do Setembro Amarelo

Prevenção do suicídio | Município abre programação do Setembro Amarelo

Intersecções entre Saúde Mental, População Negra e LGBTQIA+ é o tema da campanha municipal

Foto: Isadora Oliveira
Evento reuniu autoridades na Câmara Municipal de Vereadores para debater sobre o tema

Uma mesa de debate realizada na manhã de segunda-feira, 4, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, marcou a abertura da programação municipal alusiva ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Os convidados Maiquel Raasch, Mariluza Sott Bender, Marta Nunes e Sara Ester Paes dialogaram com o público sobre Intersecções entre Saúde Mental, População Negra e LGBTQIA+ – tema da campanha deste ano em âmbito municipal.


No espaço, mediado pela terapeuta ocupacional Daniela Gruendling, foi tratada a importância de os órgãos públicos e a sociedade civil promoverem ações propositivas, por meio de políticas públicas e garantia de direitos, para combater violências, preconceitos, constrangimentos, opressões, exclusões e demais práticas discriminatórias que contribuem para o sofrimento psíquico, especialmente de populações socialmente vulnerabilizadas.


A organização do evento foi do Comitê Municipal de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, com apoio da Prefeitura. Na abertura, Daniela, que coordena o Comitê, destacou que o intuito do órgão, formalizado em 2021, é estimular ações de incentivo à felicidade, liberdade e qualidade de vida. “Trabalhamos para que as pessoas percebam suas vidas como dignas de viver, para que não se sintam cansadas por terem que, constantemente, afirmar que existem em toda a sua singularidade e toda a sua diversidade de gênero, etnia, orientação sexual, formas de ver e estar do mundo”, explicou.


O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Elstor Desbessell, convidado a se pronunciar na abertura do evento, avaliou que estratégias de prevenção ao adoecimento psíquico são fundamentais para a saúde pública e recebem apoio de uma rede multiprofissional no município. “O Setembro Amarelo é um movimento importantíssimo, pois nos faz refletir sobre a prevenção por meio da promoção da vida com acolhimento e dignidade, dando esperança às pessoas e fazendo elas perceberem que não estão desamparadas, que no município existe toda uma rede de profissionais preocupados com os cuidados em saúde mental”, comentou.


Da mesa de abertura, participaram também o coordenador da 6º Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, a assistente social Marta Muller, representando a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, e a professora Silvia Areosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul.


O Comitê Municipal de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio programa a realização de outras ações em Santa Cruz do Sul no decorrer deste mês, que serão previamente divulgadas pelos meios de comunicação da Prefeitura.