Ana Souza – [email protected]
A ação de uma quadrilha movimentou integrantes da polícia na manhã de ontem, 6, no centro de Santa Cruz. Escoltado por dois agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o preso Éderson Manuel Ribeiro, o Edinho, 32 anos, estava indo para uma consulta com um dentista no Prédio da Unimed, localizado nas esquinas da Rua Borges de Medeiros com a Marechal Deodoro.
Era cerca de 11 horas quando os agentes foram surpreendidos por uma quadrilha composta por quatro homens em um Astra na cor preta. Fortemente armados eles renderam os agentes e levaram o preso, dirigindo-se ao Bairro Higienópolis. Logo em seguida policiais da Brigada Militar e equipe da Susepe saíram em perseguição aos bandidos. Um tempo depois efetuaram a prisão de dois suspeitos de terem participado da ação. Eberton da Silva Rosa, 30 anos, foi capturado em uma obra no Bairro Margarida, Rua Henrique Schuster. Ele estava disfarçado de trabalhador da obra.
Em seguida mais um comparsa de Éderson foi preso, Cleiton Alberto Jannke, de 31 anos, também localizado no Margarida, assim como um veículo Voyage que poderia ter sido usado na fuga. Este foi encontrado na Rua Adalberto Frederico Holtz. Jannke prestou depoimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e disse que conhecia o foragido. Relatou que havia recebido uma ligação para se direcionar até o Bairro Margarida para buscar o preso foragido e acabou sendo capturado pela Brigada Militar. Segundo o delegado Luciano Menezes ele não teria participação na ação de resgate e por isso foi liberado na segunda a noite.
Vários veículos foram utilizados na fuga dos bandidos, entre eles um Vectra localizado em Três Mártires, em Cerro Alegre Alto. O carro foi abandonado. Ainda em fuga os integrantes da quadrilha renderam uma mulher que foi feita refém pelos bandidos e trancada em um banheiro. Eles acabaram fugindo a bordo de um táxi. O líder da quadrilha é um foragido do Presídio Regional
Ainda foragido, Éderson cumpre pena por roubo, conforme informações fornecidas pela Susepe de Porto Alegre. O preso possui cinco condenações que chegam a 40 anos de prisão. O caso está sob investigação da Corregedoria da Susepe e da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Cruz do Sul.
Fotos: Rolf Steinhaus
Ação da polícia prendeu um dos comparsas do presidiário Éderson Manuel Ribeiro
na Rua Henrique Schuster no Bairro Margarida Aurora.
No detalhe o Voyage, um dos veículos que pode ter sido usado na fuga