Alyne Motta – [email protected]
A cada ano, tem se tornado corriqueiro a realização de projetos de preservação ao meio ambiente. E isso não acontece somente nas escolas e algumas empresas, mas também dentro dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), entidades que têm o objetivo de preservar a cultura dos antepassados.
Por aqui, o CTG Lanceiros de Santa Cruz realiza diversas iniciativas, sendo uma delas a campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem de garrafas PET. A mesma iniciou em 2010 e ganhou uma retomada este ano com o auxílio da 1ª Prenda Mirim da 5ª Região Tradicionalista (RT), Vitória Niedersberg.
Mais do que uma simples reciclagem, o projeto buscou integrar os tradicionalistas com a comunidade e teve a parceria dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes, localizada no bairro onde o CTG Lanceiros possui sua sede social.
O primeiro contato aconteceu ainda na Semana Farroupilha, quando as crianças participaram de uma oficina sobre reciclagem de garrafas PET. Neste encontro, receberam orientações sobre a importância de reciclar para proteger o meio ambiente, viram o impacto ambiental que o lixo que geramos causa na natureza.
Como forma de demonstrar na prática, a prenda mirim Vitória, juntamente com as demais prendas e peões da entidade, realizaram diversos enfeites natalinos produzidos com garrafas PET que trouxeram de suas casas. O objetivo era chamar a atenção e mostrar que é possível proteger o meio ambiente através da reciclagem.
Além da participação dos integrantes do projeto “Mirinzinhos dos Lanceiros”, outra etapa aconteceu no Colégio Marista São Luís e no Centro Marista São Luís, situados em Santa Cruz do Sul. Lá também houve oficinas de reciclagem, com a participação de outros estudantes.
Mostrando a grandiosidade do projeto, as oficinas de reciclagens aconteceram com os integrantes das invernadas pré-mirim, mirim e seus familiares. Cada um trouxe o seu material, e em conjunto produziram enfeites natalinos com as garrafas PET, dando um fim mais agradável ao lixo.
Os enfeites foram utilizados na decoração da entidade, nas comemorações natalinas da mesma, uma vez que contam com uma grande participação dos associados. Para o patrão José Mauro Rosa, é uma forma de levar um pouco do espírito natalino e pensar no meio ambiente.
Já para Vitória, é uma forma de pensar nas próximas gerações. “As ações de hoje refletem no nosso amanhã. Quaisquer atitudes que tivermos agora, por menores que sejam, geram um resultado grandioso no futuro”, avaliou a prenda mirim, satisfeita com a participação no projeto.
Rolf Steinhaus
A prenda mirim da 5ª RT, Vitória, ensinando os pequenos sobre reciclagem
Divulgação
Os pais também aprenderam sobre o assunto e participaram das oficinas natalinas
Rolf Steinhaus
Os alunos da Escola Bruno Agnes ainda na Semana Farroupilha